"Atitude colonialista". Bolieiro apela ao combate contra centralistas

  • 19/02/2026

"Precisamos constantemente de combater os centralistas. E os centralistas não têm cor partidária. Nem têm geografia. Estão em todos os partidos políticos e em todos os lugares, às vezes até nos lugares que reclamam descentralização", afirmou.

 

Bolieiro falava na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, na conferência "50 Anos de Autonomia nas Comunidades", organizada pela secretaria dos Assuntos Parlamentares e Comunidades do executivo açoriano.

O líder regional defendeu que a "autonomia é progressiva" e que a "democracia não é uma conquista adquirida" e alertou que os centralistas sofrem de uma "crise de existência porque perderam o império".

"[O Estado] nem sequer ponderou, nunca, o lado em que paga tributo a quem lhe dá valor estratégico e geopolítico. Continua a achar que a principal mensagem é a de estar a dar muito em solidariedade e 'vocês têm de gerir o pouco que damos'. Não é justo esse entendimento. É um entendimento centralista, colonialista e do século passado", criticou.

Bolieiro defendeu que a "projeção atlântica" que os Açores e a Madeira dão a Portugal "nunca foi remunerada" e lembrou a importância do arquipélago açoriano na relação com os Estados Unidos e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

O presidente do Governo dos Açores rejeitou uma "autonomia de mão estendida", mas sinalizou a "ingratidão" do Estado por não compensar o "valor acrescentado" que a região dá ao país.

"Que vantagens temos tirado disso [do valor geoestratégico] para o nosso desenvolvimento? Zero. Porque o país tem sido ingrato nessa matéria", insistiu.

 Antes, na mesma conferência, o antigo presidente do Governo da Madeira Alberto João Jardim defendeu que o primeiro-ministro devia "pôr no olho da rua" quem criou a "trapalhada" do subsídio de mobilidade, enquanto Mota Amaral exigiu "respeito" pelas autonomias.

Jardim, que liderou o Governo da Madeira de 1978 a 2015, referia-se ao debate das propostas para revogar a mudança introduzida pelo Governo da República no subsídio de mobilidade que obriga os passageiros a ter a situação contributiva regularizada para aceder ao apoio.

As propostas acabaram aprovadas apesar dos votos contra das bancadas do PSD e do CDS-PP, com a exceção dos seis deputados sociais-democratas eleitos pelas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, que votaram a favor.

A Assembleia da República aprovou quarta-feira, na generalidade, duas propostas de lei dos parlamentos regionais dos Açores e da Madeira que dispensam a exigência de situação contributiva regularizada no acesso ao SSM nas viagens aéreas.

Com a aprovação na generalidade, estes três diplomas baixam à 14.ª Comissão das Infraestruturas, Mobilidade e Habitação, para discussão na especialidade.

Leia Também: Presidenciais: Bolieiro manifesta "disponibilidade leal" a Seguro

 

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2942269/atitude-colonialista-bolieiro-apela-ao-combate-contra-centralistas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes