Atenção! Deixar o guarda-chuva secar aberto pode ser um (grande) erro
- 21/01/2026
É comum assim que chega a casa, depois de um dia de chuva, deixar o guarda-chuva aberto a secar? Há quem o deixe nas escadas, à porta de casa ou até na casa de banho. Contudo, este pode ser um erro que está a cometer. Poderá deixar este precioso acessório mais fraco e poderá vir a partir com mais facilidade.
O erro ao secar o guarda-chuva
Segundo o website Maddpetsandreptiles, deixar o guarda-chuva a secar assim é algo que deve evitar depois de um dia de chuva. Poderá estar a fazer com que a parte metálica ganhe ferrugem. Contam que desta forma está a criar o ambiente ideal para retardar a evaporação e criar tensão na parte metálica do acessório.
A armação acaba por reter muita água desta forma e o guarda-chuva não seca da melhor forma. Apontam que o tecido fica esticado justamente quando está mais frágil, mais pesado, com água e mais amolecido devido à humidade.
As pontas e a zona central desta armação. Ao secá-lo desta forma com frequência, poderá acabar por ser mais complicado de fechá-lo.
Leia Também: O truque para limpar o pó dos cortinados com uma meia de vidro
Afinal, qual é a melhor forma de secar o guarda-chuva?
Pode estar a cometer este erro, mas nada tema que existe uma forma simples de deixar o guarda-chuva a secar sem que precise de algum tipo de equipamento. Depois de o sacudir ligeiramente para remover a água em excesso, deverá abrir até metade, como se parecesse uma flor que não desabrochou por completo.
Poderá apenas não fechar com a fita que muitos têm. Depois, só tem de o encostar a uma parede ou canto que tenha boa circulação. Esta posição semiaberta irá reduzir a tensão no tecido e evitar que fique todo esticado quando está com muita água.
No website explicam que as gotas acabam por escorrer facilmente e que o ar acaba por entrar em toda a superfície do acessório. Deixá-lo perto de uma janela entreaberta, na casa de banho ou numa zona onde a humidade possa sair é o ideal.
Colocar um tapete ou uma toalha pode ajudar a proteger o chão da água que irá escorrer. Evite deixar o guarda-chuva perto de radiadores ou fonte de calor.
Deixou a roupa a secar e apanhou chuva. Precisa de lavá-la outra vez?
O dia parecia estar bom, com sol e sem sinal de nuvens. Estendeu a roupa, mas horas depois tudo mudou e começou a chuva. Resultado: ficou com a roupa molhada novamente. Será que, neste caso, precisa de lavá-la outra vez?
Segundo o 'website' In The Wash, não existe uma única resposta para esta questão. Tudo depende de vários fatores, como há quanto tempo foi lavada e o tipo de roupa que estava secar.
Se a roupa já estava molhada há alguns dias e ficou molhada novamente, o melhor é lavá-la. Este ambiente húmido pode levar ao crescimento de mofo e bactérias, o que afeta também o cheiro.
Se existirem obras na sua zona, há substâncias que podem ser trazidas com a chuva, neste caso o melhor é lavar também. Roupas mais pesadas que fiquem novamente molhadas, como calças de ganga, devem ser passadas por um ciclo de centrifugação.
Não é o facto de apanharem água da chuva que faz com que fiquem a cheirar a mofo, mas sim a humidade. Roupas que ficam molhadas durante dois dias é provável que comecem a ganhar algum cheiro.














