Atenção, Benfica. Napoli a 'meio gás' prossegue na Taça antes de ir à Luz
- 03/12/2025
O Napoli recebeu, nesta tarde de quarta-feira, em pleno Stadio Diego Armando Maradona, a equipa do Cagliari num duelo referente aos oitavos de final da Taça de Itália, com o resultado a terminar com um empate a uma bola, significando que o conjunto de Antonio Conte prossegue na competição, depois de um desempate em grandes penalidades ter terminado com uma vitória de 9-8 para os napolitanos.
Numa semana de grandes decisões, o treinador italiano foi 'obrigado' a fazer várias mexidas no onze inicial, começando com vários jogadores que normalmente não são titulares.
Isto porque, depois desta partida, o Napoli vai receber a Juventus para a 14.ª jornada da Serie A, num jogo grande da ronda em Itália, sendo que na próxima quarta-feira, os napolitanos visitam o Estádio da Luz para defrontar o Benfica, na sexta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões.
Mas vamos ao filme do encontro.
O jogo começou com um domínio mais acentuado por parte do conjunto da casa, dado que também era a equipa favorita, em termos teóricos, antes do início da partida, uma vez que o Cagliari está a lutar pela vida na Serie A e não tem tanta qualidade individual como o Napoli.
Lorenzo Lucca, o homem escolhido por Antonio Conte para liderar a frente de ataque nesta noite em Nápoles, acabou por quebrar o gelo no Stadio Diego Armando Maradona, com um golo antes da meia hora, com um cabeceamento forte, aproveitando a sua estatura física elevada, quando decorria o minuto 28 do encontro.
Estava em jogo um lugar nos quartos de final da Taça de Itália e o Cagliari não iria baxar os braços sem dar luta, algo que demonstrou logo na entrada para a segunda metade, com outra atitude, em busca de chegar ao empate no duelo a eliminar.
Ora, tantas foram as tentativas, que os insulares italianos acabaram mesmo por conseguir marcar, depois de Sebastiano Esposito atirou para o fundo das redes de Milinkovic-Savic, aos 67 minutos de jogo, deixando tudo por decidir à entrada para os 30 minutos finais.
Com este percalço, Antonio Conte foi 'obrigado' a lançar as suas 'armas de fogo' para o relvado e colocou em campo nomes como Rasmus Hojlund, David Neres e Noa Lang para tentar resolver o desafio antes que este fosse para o desempate através das grandes penalidades.
No entanto, acabou por ser o Cagliari a estar mais perto de vencer o jogo do que propriamente o Napoli a voltar a estar em vantagem, pelo que o empate acabou por ser o resultado justo. Ainda assim, alguém teria de ficar pelo caminho, com os 'castigos máximos' a serem preponderantes para chegar ao vencedor desta eliminatória.
Nessa vertente, o Napoli foi mais forte, e festejou a passagem aos quartos de final da Taça de Itália, marcando encontro com o vencedor do embate entre a Fiorentina e o Como 1907, que se joga a 27 de janeiro de 2026, pelo que o Napoli terá de esperar mais algum tempo até conhecer o próximo adversário nesta competição italiana.














