Ataques israelitas matam três pessoas em Gaza

  • 09/02/2026

 Isto quando o cessar-fogo já vigora há meses, embora marcado por combates contínuos.

 

O exército israelita disse hoje que estava a atacar alvos em resposta ao fogo contra tropas israelitas na cidade de Rafah, no sul, o que considerou uma violação do cessar-fogo. O exército acrescentou que está a atacar alvos "de forma precisa".

 Ao cessar-fogo de quatro meses, apoiado pelos EUA, foi alcançado com base em negociações, que incluíram a aceitação por parte de Israel e do Hamas de um plano de 20 pontos proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com o objetivo de pôr fim à guerra.

Uma guerra desencadeada pelo ataque do Hamas a Israel a 07 de outubro de 2023.

Na altura, Trump afirmou que aquele plano levaria a uma "paz forte, duradoura e eterna".

 O Hamas libertou todos os reféns vivos que ainda mantinha no início do acordo em troca de milhares de prisioneiros palestinianos detidos por Israel e dos restos mortais de outros.

 Mas as questões mais amplas que o acordo procurava abordar, incluindo a futura governação da Faixa de Gaza, foram recebidas com reservas, e os EUA não ofereceram um cronograma firme.

 Um alto responsável da ONU manifestou-se preocupado com a decisão de Israel sobre a Cisjordânia

O secretário-geral António Guterres disse hoje estar "gravemente preocupado" e alertou que a decisão israelita pode prejudicar a perspetiva de uma solução de dois Estados, segundo o seu porta-voz Stéphane Dujarric, num comunicado.

"Tais ações, incluindo a presença contínua de Israel no Território Palestiniano Ocupado, não só são desestabilizadoras, mas também --- como lembrado pelo Tribunal Internacional de Justiça --- ilegais", afirmou.

 O gabinete de segurança de Israel aprovou no domingo medidas que visam aprofundar o controlo israelita sobre a Cisjordânia território palestiniano ocupado e enfraquecer os poderes já limitados da Autoridade Palestiniana.

 O ministro das Finanças de extrema-direita de Israel, Bezalel Smotrich, referiu que as medidas tornariam mais fácil para os colonos judeus forçar os palestinianos a ceder terras, acrescentando: "continuaremos a enterrar a ideia de um Estado palestiniano".

 Israel capturou a Cisjordânia, bem como Gaza e Jerusalém Oriental, na guerra do Médio Oriente de 1967. Os palestinianos querem os três territórios para um futuro Estado.

 

Leia Também: Médio Oriente: Netanyahu exclui Autoridade Palestiniana de gestão de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936367/ataques-israelitas-matam-tres-pessoas-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes