Ataque de Israel perto de Beirute visou um dos líderes, diz Hezbollah

  • 23/11/2025

O movimento islamista Hezbollah confirmou hoje que um dos seus líderes era o alvo do ataque lançado hoje por Israel nos subúrbios de Beirute, e alertou que a iniciativa ameaça uma nova escalada no conflito.

 

"A liderança do Hezbollah está a estudar a questão da resposta e tomará a decisão apropriada", disse o vice-presidente do conselho político do Hezbollah, Mahmoud Qamati, em declarações aos jornalistas no local do ataque, acrescentando, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press: "O ataque de hoje aos subúrbios do sul de Beirute abre as portas para uma escalada de ataques em todo o Líbano".

Os ataques aéreos israelitas sobre o sul do Líbano intensificaram-se nas últimas semanas, com Israel e os Estados Unidos a pressionarem o Líbano para desarmar o este grupo extremista.

Israel afirma que o Hezbollah está a tentar reconstruir as suas capacidades militares no sul do Líbano, mas o governo libanês, que aprovou o plano militar para desarmar o Hezbollah, nega.

O presidente do Líbano, Joseph Aoun, condenou em comunicado o ataque de hoje e acusou Israel de se recusar a cumprir a sua parte do acordo de cessar-fogo, pedindo à comunidade internacional para "intervir com força e seriedade para impedir os ataques ao Líbano e ao seu povo".

Israel atacou hoje a capital do Líbano, Beirute, pela primeira vez desde junho, afirmando que o alvo era o chefe do Estado-Maior do Hezbollah e alertando o grupo militante apoiado pelo Irão para não se rearmar e reconstruir, um ano após a sua última guerra.

"Continuaremos a agir com firmeza para impedir qualquer ameaça aos residentes do norte e ao Estado de Israel", afirmou o ministro da Defesa israelita, Israel Katz, num comunicado.

O ataque de hoje nos subúrbios do sul de Beirute, para o qual não foi emitido um aviso de evacuação, matou pelo menos uma pessoa e feriu outras 21, informou o Ministério da Saúde do Líbano.

Em outubro, foi alcançado um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, após dois anos de guerra, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita contra Israel, a 7 de outubro de 2023. 

O Líbano acolhe aproximadamente 222.000 refugiados palestinianos, segundo a ONU, a maioria dos quais vive em acampamentos. 

 Por meio de um acordo tácito, as organizações palestinianas controlam estes campos, nos quais o exército libanês não entra.  

Em agosto, as fações palestinianas presentes nestes campos de refugiados no Líbano começaram a entregar as suas armas às autoridades, conforme um acordo assinado em maio que visava garantir o monopólio do Estado libanês sobre o armamento. 

Leia Também: Exército israelita acusado de ter matado 21 palestinianos em 24 horas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893202/ataque-de-israel-perto-de-beirute-visou-um-dos-lideres-diz-hezbollah#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes