Ataque ao Capitólio: Detido suspeito que terá deixado bomba nos arredores
- 04/12/2025
O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) deteve, esta quinta-feira, um suspeito de ter plantado engenhos explosivos improvisados em diversos locais de Washington D.C., na noite anterior ao ataque ao Capitólio, que ocorreu a 6 de janeiro de 2021.
A identidade do suspeito, que foi detido no estado da Virgínia, ainda não é conhecida, de acordo com o New York Times.
As bombas, que foram desativadas pelas autoridades e não detonaram, foram descobertas no mesmo dia em que os apoiantes de Donald Trump invadiram o Congresso norte-americano, para evitar que a derrota do republicano nas eleições de 2020 fosse certificada.
Em janeiro deste ano, o FBI divulgou várias imagens de videovigilância, dando conta de um indivíduo que “usava uma máscara facial, uma camisola cinzenta com capuz e luvas pretas”.
“Utilizou uma mochila para transportar cada um dos dispositivos. Calçava ténis Nike Air Max Speed Turf, pretos e cinzentos com um logótipo Nike amarelo. Menos de 25 mil destes ténis foram vendidos entre agosto de 2018 e janeiro de 2021”, detalhou o organismo, no comunicado que acompanhava as imagens.
Os vídeos, que foram gravados a 5 de janeiro de 2021, mostravam o sujeito a colocar uma bomba junto a um banco no exterior do edifício do Comité Nacional Democrata, assim como junto à sede do Comité Nacional Republicano, ambos perto do Capitólio.
Ainda que o organismo tivesse recebido mais de 600 informações e oferecido uma recompensa de 500 mil dólares (485.785 euros), não tinha sido possível identificar o suspeito – até agora.
A detenção não teve por base novas informações. Ao invés, ocorreu depois de os agentes terem reexaminado os ficheiros da investigação e descoberto uma nova pista, de acordo com uma pessoa próxima do caso.
Recorde-se que apoiantes de Trump entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente-eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.
As autoridades de Washington D.C. decretaram recolher obrigatório entre as 18h00 e as 06h00 locais (entre as 23h00 e as 11h00 em Lisboa). Pelo menos quatro pessoas morreram e há mais de 200 arguidos nos 50 estados norte-americanos.
Trump nunca reconheceu a sua derrota nas eleições, nem a sua alegada implicação no incitamento ao assalto Congresso.
Recorde as imagens na galeria acima ou na notícia abaixo.














