Associação Zero pede ao Parlamento que dê o exemplo e reduza emissões

  • 15/09/2025

Num comunicado divulgado hoje, por ocasião da reabertura dos trabalhos parlamentares, a associação diz que a Assembleia da República (AR), enquanto instituição central da democracia, tem de dar o exemplo e cumprir o prometido de atingir a neutralidade carbónica, devendo "assumir um papel de liderança no combate às alterações climáticas, e contribuir ativamente pelo exemplo para que Portugal alcance a neutralidade climática, preferencialmente até 2040".

 

É imprescindível, diz a Zero, a implementação imediata de medidas mais rigorosas de mitigação, com especial foco na mobilidade sustentável e na economia circular, de modo que "as ações dos deputados sejam coerentes com a legislação que aprovaram".

A associação salienta que a AR deve cumprir o compromisso assumido na Lei de Bases do Clima de alcançar a neutralidade em termos de emissões de gases de efeitos de estufa até 2025 (artigo 73).

Para tal, a Zero deixa sugestões, nomeadamente ao nível da mobilidade, que representa mais de metade das emissões da AR, quer para transporte oficial quer pessoal.

Defende por exemplo o uso do transporte coletivo regular e flexível, a limitação das viagens aéreas ao estrangeiro e o uso de transportes públicos alternativos em viagens no país.

E sugere também, entre outras medidas, a criação de um passe nacional abrangente de transporte público (integrando também táxis, TVDE ou bicicletas) ou uma dotação para esse efeito por parte dos deputados, servindo até de exemplo para o resto do país e para outras instituições.

A Zero recomenda também medidas de eficiência nos edifícios da Assembleia da República e a criação de uma comunidade de energia renovável que envolva instituições e residentes vizinhos, com instalação de painéis solares fotovoltaicos e partilha da energia não consumida com a comunidade envolvente, "reforçando o papel de liderança do Parlamento na transição energética".

E para promover a economia circular sugere a criação de uma Estratégia Zero Resíduos no Parlamento, com metas claras para a redução de consumos de água, energia e materiais, assente nos princípios de redução, reutilização, reparação e reciclagem.

No comunicado, a associação ambientalista refere ainda a importância da transparência e acesso público ao Programa de Neutralidade Carbónica da Assembleia da República (PNC-AR) e ao relatório de avaliação do impacte carbónico da sua atividade e funcionamento, apelando a que esses documentos sejam públicos, como aliás está previsto na lei.

Leia Também: Margem Sul sem urgências de Obstetrícia? Livre chama ministra à AR

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2853597/associacao-zero-pede-ao-parlamento-que-de-o-exemplo-e-reduza-emissoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes