Associação de Editores e Livreiros saúda dedução de IVA de livros no IRS

  • 21/11/2025

"Esta decisão vai ao encontro de uma reivindicação recorrente da APEL, que há vários anos defende um enquadramento fiscal do livro mais favorável, incluindo a possibilidade de IVA zero. Embora ainda não se trate dessa meta, a possibilidade de deduzir 15% do IVA é um passo na direção certa", refere a APEL, num comunicado divulgado hoje.

 

O presidente daquela associação, Miguel Pauseiro, afirmou, citado no mesmo texto, que "a decisão reconhece, de forma concreta, que ler é um investimento no futuro do país".

"Acreditamos que esta medida pode contribuir para o aumento dos índices de leitura, ao reduzir o esforço financeiro das famílias, tornando o livro mais acessível, sobretudo para quem mais sente este peso no orçamento familiar", acrescentou a APEL, que sublinhou a importância de as pessoas pedirem fatura com número de identificação fiscal, "condição necessária para que estas despesas possam ser consideradas na dedução em IRS".

O parlamento aprovou na quinta-feira uma proposta do PS para que, a partir de 2026, os contribuintes possam deduzir ao IRS parte do IVA da compra de livros e bilhetes de entradas em espetáculos culturais.

A iniciativa, que resulta de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2026, contou com os votos favoráveis do próprio PS, da IL, do PAN e do BE, tendo sido aprovada com a abstenção do CDS, PCP, PSD e Chega.

Em concreto, a medida aprovada irá permitir a dedução à coleta do IRS de 15% do IVA suportado na compra de livros, idas ao teatro, bilhetes de concertos e espetáculos de dança, bem como de entradas em museus e monumentos históricos, e ainda de gastos em atividades de bibliotecas e arquivos.

Este leque de gastos que agora passam a ser dedutíveis ao imposto sobre o rendimento pessoal corresponde à dedução que já existe para o grupo das despesas em restaurantes, cabeleireiros, oficinas automóveis e veterinários. Para isso, é necessário os contribuintes pedirem fatura com o Número de Identificação Fiscal (NIF).

Leia Também: OE: Entidades da Gestão da Cópia Privada "perplexas" com proposta da IL

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2892492/associacao-de-editores-e-livreiros-sauda-deducao-de-iva-de-livros-no-irs#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes