Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vota pela libertação do seu presidente

  • 08/12/2025

Os deputados estaduais apoiaram a revogação da detenção de Bacellar por 42 votos a favor, principalmente de representantes da direita, contra 21 votos, e agora a decisão será comunicada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que terá de acatar a decisão.

 

O presidente da Assembleia foi detido na quarta-feira por ordem do STF.

Segundo um comunicado do Supremo Tribunal Federal, que ordenou a detenção de Bacellar, "existem fortes indícios" de que este participou na obstrução de operações policiais e colaborou para frustrar o cumprimento de mandados judiciais contra o ex-vereador e ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como 'TH Joias'.

'TH Joias' foi detido em setembro, acusado de ter servido de intermediário com o Comando Vermelho, uma das organizações criminosas mais antigas e perigosas do Brasil, para a compra de droga, fuzis e equipamentos anti-drone.

De acordo com o juiz Alexandre de Moraes, que determinou a detenção, os factos relatados pela Polícia "são gravíssimos", uma vez que Bacellar estaria a obstruir investigações e ações relacionadas com o crime organizado, incluindo com eventual influência do Poder Executivo regional.

Na decisão, o juiz afirma que Bacellar "tinha conhecimento prévio da operação policial, comunicou-se com Thiego - o principal alvo da ação - e até o aconselhou sobre a retirada de objetos de interesse investigativo".

As investigações indicam que, graças às informações fornecidas pelo presidente do legislativo regional, 'TH Joias' conseguiu apagar dados do telemóvel e desfazer-se de objetos da sua residência antes da operação policial, realizada em 03 de setembro.

Bacellar, que iniciou a carreira política em 2018, passou a ser investigado a partir de 2023 pelo Ministério Público regional por suspeitas de enriquecimento ilícito.

Atualmente exerce o segundo mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, cargo para o qual foi eleito por unanimidade.

Bacellar, cuja defesa nega as acusações, é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que queria que o deputado o sucedesse no cargo.

Leia Também: Homem salta de ambulância em andamento no Rio de Janeiro. Há vídeo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2901321/assembleia-legislativa-do-rio-de-janeiro-vota-pela-libertacao-do-seu-presidente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes