"Assassino à solta". Libertado suspeito de tiroteio em Brown nos EUA

  • 15/12/2025

A polícia de Providence, cidade onde se situa a prestigiada universidade da Ivy League norte-americana, declarou na plataforma X que está a "aumentar a presença nos bairros" e a "abordar lojas e residências para solicitar quaisquer imagens de vídeo disponíveis". 

 

Anteriormente, a polícia tinha divulgado dez segundos de vídeo do suspeito, visto de costas a caminhar rapidamente por uma rua deserta após o tiroteio, e lançou um apelo público a potenciais testemunhas.  

"Claramente, temos um assassino à solta, e por isso não vamos divulgar o nosso plano" para o capturar, comentou o procurador-geral do estado de Rhode Island, Peter Neronha, ao anunciar a libertação do homem de mais de vinte anos preso no domingo. 

"Não há razões para o considerar um possível suspeito", assegurou à imprensa. "É por isso que está a ser libertado." 

O tiroteio ocorreu no segundo dia de exames nacionais perto do edifício Barus & Holley, um complexo de sete andares onde funciona a Escola de Engenharia e o departamento de Física de Brown. 

Dois estudantes foram mortos: Ella Cook, vice-presidente da Associação Republicana de Brown, e Mukhammad Aziz Umurzokov, originário do Uzbequistão, que ambicionava ser neurocirurgião. 

Dos nove feridos, um está em estado crítico, sete estão em estado grave e o último já teve alta do hospital, informou à imprensa norte-americana Brett Smiley, presidente da Câmara de Providence, capital do pequeno estado. 

Desde sábado, centenas de polícias vasculharam o campus da Universidade Brown, bem como bairros próximos, e analisaram vídeos, tendo em vista encontrar o atirador que abriu fogo numa sala de aula. 

Armado com uma pistola, o atirador disparou mais de 40 tiros de calibre 9mm, segundo um agente da autoridade. 

As autoridades não recuperaram ainda a arma, mas encontraram dois carregadores de 30 cartuchos municiados, disse o responsável à Associated Press (AP) sob anonimato, por não estar autorizado a falar publicamente sobre a investigação. 

Segundo o site da universidade privada, o edifício conta com mais de 100 laboratórios, dezenas de salas de aula e escritórios. 

A história recente dos Estados Unidos é marcada por tiroteios em massa em locais de trabalho, igrejas, superfícies comerciais, discotecas ou transportes públicos. 

O mais mortífero tiroteio numa instituição de ensino do país ocorreu em abril de 2007: um estudante matou 32 pessoas no campus da Virginia Tech antes de se suicidar. 

Leia Também: Universidade de Brown. Duas estudantes já tinham sobrevivido a tiroteios

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904837/assassino-a-solta-libertado-suspeito-de-tiroteio-em-brown-nos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes