Assaltante atira-se ao rio para fugir à polícia no País Basco. Há buscas
- 15/02/2026
Um homem atirou-se ao rio Bidasoa, que atravessa a cidade de Irún, no País Basco, ao fugir à polícia, após ter cometido um assalto. A Ertzaintza, polícia do País Basco, em Espanha, está a levar a cabo buscas para o encontrar.
O alerta foi dado às autoridades por volta das 1h34 desta madrugada. Testemunhas relataram que dois indivíduos estavam a arrombar caixas registadoras para levar o dinheiro do interior.
Perto de uma área de serviço, foram enviadas viaturas policiais para deter os suspeitos do assalto. Contudo, ao avistarem a polícia, os dois colocaram-se em fuga.
Foi então que um deles saltou para o leito do rio entre a ponte Behobia e a Ilha dos Faisões, conforme explicou a Ertzaintza, citada pela Telecinco. A partir desse momento, a polícia basca deu o alerta aos bombeiros e à Cruz Vermelha.
As buscas começaram por barco, na tentativa de localizar o homem que havia desaparecido na água, mas foram infrutíferas durante a noite. A operação foi então retomada ao amanhecer.
[#Irun]
— Cruz Roja en Gipuzkoa (@CruzRojaGip) February 15, 2026
Continuamos en la búsqueda en el río Bidasoa.@112_SOSDeiak https://t.co/cpkA3gWJlh pic.twitter.com/TLXFlxWL9E
De acordo com as autoridades, a forte corrente que se faz sentir, em consequência das chuvas na região, podem explicar por que razão o homem ainda não foi encontrado.
Além disso, a fraca visibilidade também não está a ajudar nas operações de busca. O Serviço de Resgate Marítimo está a participar nas buscas, tendo inicialmente mobilizado o helicóptero Helimer.
As autoridades francesas foram notificadas através do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Hendaye (CCPA), caso o suspeito apareça na região fronteiriça.
O trabalho também envolve recursos do Grupo de Cães de Busca e Resgate do País Basco e equipas aquáticas da Unidade de Vigilância e Resgate da Ertzaintza.
O outro suspeito do assalto foi, entretanto, detido. Tem 31 anos e é um cidadão espanhol. Tinha consigo 100 gramas de haxixe, quando foi apanhado, e está agora acusado de tentativa de roubo.
Leia Também: Polícias disfarçados detêm dupla no Carnaval do Rio. "Acabou a festa"













