As suas pestanas não crescem? Especialistas revelam a origem do problema
- 29/11/2025
Pestanas fortes, longas e grossas são pestanas saudáveis e representam o sonho de qualquer pessoa que recorre a procedimentos estéticos recorrentes para lhes atribuir essas características.
No entanto, é importante ter em consideração que, tal como as unhas, as pestanas também precisam de descanso entre tratamentos, extensões ou uso de outros produtos.
A dermatologista Marisa Garshick vai mais longe e descreve à Shape que "tratar da aparência das pestanas é também semelhante aos cuidados que já tem com o cabelo". Aliás, a especialista fala em "padrões de crescimento semelhantes aos dos pelos do couro cabeludo com três fases diferentes, fase de crescimento, uma fase de repouso e a fase catagénica, que é uma fase de transição em que as pestanas tendem a parar de crescer e começam a cair".
A vida útil das pestanas pode variar de 4 a 11 meses. Se em algum momento se aperceber de estar com umas pestanas mais finas do que o normal não é motivo de alarme, isso pode ser comum devido ao ciclo natural delas.
Leia Também: Será que tenho a pele oleosa por causa do óleo das batatas? Eis a razão
Além dos "bons genes", a especialista sublinha a necessidade de encontrar o rímel certo ou optar por extensões que não sejam prejudiciais para a saúde das pestanas. Contudo, é preciso ter em conta os fatores que podem atrapalhar o crescimento saudável das pestanas para que possam voltar
O que está a impedir o crescimento das pestanas
A genética pode realmente exercer alguma influência sobre o tamanho e a espessura das pestanas. No entanto, segundo Garshick, os fatores externos também são determinantes. "O crescimento pode ser impactado por condições médicas, deficiências nutricionais, stresse e também traumas externos".
Se já ouviu falar em queda de cabelo devido a períodos prolongados de stresse, saiba que as pestanas também são suscetíveis a isso.
Esfregar constantemente os olhos também pode fazer com que as pestanas caiam facilmente e isso também pode dificultar o crescimento.
Como fazer as pestanas crescerem
Com a rotina e os cuidados certos é possível recuperar a saúde das pestanas.
Procure reduzir os momentos de stresse. Esta premissa é sempre mais simples na teoria do que na prática, mas tenha claro que o stress pode condicionar o crescimento das suas pestanas.
A par disso, algumas pessoas também tendem a arrancar pestanas como uma resposta aos nervos, da mesma forma que outras pessoas roem as unhas, por exemplo.
Limpe as pestanas regularmente! Manter as pestanas limpas é o ponto de partida para proporcionar um crescimento natural.
Se usa maquilhagem remova-a na totalidade de forma suave antes de ir dormir.
Não exagere no rímel, este produto "em excesso pode pesar e enfraquecer as pestanas", explica a dermatologista.
Tenha cuidados a usar os curvadores de pestanas. Quando usados de forma incorreta podem quebrar as pestanas.
Use óleos e séruns próprios para fortalecer e ajudar no crescimento das pestanas.
Tenha uma dieta equilibrada "rica em vitaminas e proteínas"
Se precisar de um empurrão extra use suplementos que podem facilitar o crescimento do cabelo e pestanas, como "vitamina D, ferro, zinco e B12".














