As bebidas inofensivas que estão a danificar os dentes, alerta dentista
- 23/12/2025
O Natal é sinónimo de festas, mas também de alguns problemas de saúde. A verdade é que tantos doces e poucos cuidados acabam por trazer alguns problemas para a saúde oral. Os seus dentes podem sofrer com algumas das bebidas que mais consome nesta altura do ano. Um dentista deixa o aviso.
Ao jornal Metro, o dentista Mohammad Ali deu a conhecer alguns dos vilões do Natal. “À medida que as pessoas entram no espírito natalício com cafés e chocolates quentes festivos, estas bebidas podem ser muito mais prejudiciais do que pensa. A combinação de açúcar, acidez e longos períodos de consumo cria o ambiente perfeito para danos ao esmalte dos dentes”, começa por dizer.
O problema dos cafés festivos de Natal
São uma das bebidas mais procuradas em cafés da especialidade, mas podem trazer sérios problemas. “Muitos destes cafés contêm entre 40 e 55 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de 11 colheres de chá. Como são tomados lentamente enquanto quentes, os xaropes açucarados revestem os dentes e permanecem por muito mais tempo do que as bebidas frias. Isso aumenta o risco de cáries e erosão do esmalte."
Leia Também: Lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço? O que diz a ciência
E o chocolate quente com chantilly
É também muito pedido nesta altura e acaba por ser outras das bebidas que o especialista revela que pode trazer problemas para a sua saúde oral. “Muitas versões incluem natas, marshmallows ou calda de chocolate, todas opções com alto teor de açúcar e uma textura pegajosa que adere ao esmalte", revela o dentista.
Diz ainda que as natas e os marshmallows podem permanecer nos dentes por muito mais tempo do que os doces comuns, o que aumenta o risco de inflamação na gengivas, cáries, quedas de energia e aumento de peso".
Mais problemas de saúde associados a estas bebidas
O consumo de açúcar em excesso pode acabar por ser um problema e o melhor é ter atenção. “Consumir tanto açúcar em um curto período pode desencadear uma série de problemas de saúde e não apenas efeitos dentários imediatos.” É o caso, por exemplo, da má qualidade do sono, bem como o sistema imunitário mais fraco.
“Grandes quantidades de açúcar podem reduzir temporariamente a atividade de alguns glóbulos brancos por várias horas”, diz o dentista. Também poderá aumentar o risco de diabetes.
“A combinação diária de chocolate quente e cafés açucarados pode causar picos de açúcar no sangue. Não é um grande problema se consumir estas bebidas ocasionalmente, mas se se tornarem um hábito, podem contribuir para o aumento de peso na região abdominal, resistência à insulina, fadiga e alterações de humor.”
Por outro lado, o coração pode sofrer com este excesso de açúcar. “Bebidas açucaradas podem, juntas, elevar o colesterol e aumentar a inflamação. Isso pode exercer pressão adicional sobre o coração e o sistema cardiovascular numa época do ano em que as pessoas são menos ativas e costumam consumir alimentos mais calóricos.”














