Arsenal responde ao City com vitória suada sobre o Brighton
- 27/12/2025
O Arsenal recuperou, este sábado, a liderança da Premier League, ao vencer, por 2-1, o Brighton, em Londres, na ronda 18, num jogo em que Viktor Gyokeres voltou a dar sinais de fraca ligação com o coletivo.
Para este jogo, o técnico Mikel Arteta surpreendeu com a aposta do médio Declan Rice na função de lateral-direito na ausência de Timber, habital dono da posição. Os gunners tiveram uma entrada forte em jogo, sendo que chegaram ao golo ao minuto 14. Tudo começou com uma má saída do Brighton na sua primeira fase de construção. A bola acabou por chegar aos pés de Saka, que descobriu Martin Odegaard à entrada da área. O médio-ofensivo norueguês colocou o esférico junto ao poste direito, sem hipóteses para Verbruggen.
O guardião neerlandês foi protagonista de um entrada perigosa no final da primeira parte, colocando a integridade física de Gyokeres em risco. O ex-Sporting ficou pelo relvado com muitas dores, ao passo que o jogador do Brighton viu apenas o cartão amarelo.
No arranque da etapa complementar, os locais dilataram o resultado na sequência de um pontapé de canto, uma das especialidades do laboratório de Mikel Arteta. Aos 52', Declan Rice não esperou contar com o desvio de Rutter, com a cabeça, para a própria baliza.
A partida ficou relança aos 64', através de Diego Gomez, que esteve no sítio certo, no interior da área, para fazer a recarga a um remate devolvido pelo poste. Com apenas um golo de vantagem, o Arsenal sentiu a pressão e bem pode agradecer ao seu guardião Raya pela brilhante defesa ao remate de Minteh, aos 77'.
Perto do minuto 90, Martinelli e Gabriel Jesus tiveram a oportunidade de sentenciarem o encontro, mas sem efeito prático. O Brighton procurou o empate, mas tal não aconteceu e somou o quinto jogo jogo consecutivo sem vencer. O coletivo ocupa o 12.º lugar, com 24 pontos. Por sua vez, o Arsenal 'sacudiu' a pressão do Manchester City, que tinha vencido, na tarde de almoço, o Nottigham Forest.
O emblema de Londres lidera o campeonato, com 42 pontos, mais dois que o citizens, na segunda posição. Os gunners podem estender, à condição, a vantagem no dia 30, aquando da receção ao Aston Villa, equipa sensação, num impensável 3.º lugar, agora a seis pontos da liderança.
Leia Também: EM DIRETO: Sábado 'gordo' arranca e com emoção em Anfield Road















