Arruda dos Vinhos. "Governo tem uma preocupação grande de justiça"
- 17/02/2026
A reunião entre o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e a autarquia de Arruda dos Vinhos, na sequência do mau tempo que afetou a região, já terminou.
Aos jornalistas, Castro Almeida garantiu que a "grande preocupação" do Governo é distribuir os apoios de forma justa.
"Nós temos um objetivo de justiça e equidade no tratamento das situações. O que nos interessa é o que está no terreno e as situações devem ter o mesmo tratamento. Não pode haver injustiça na forma de tratar situações iguais e a ideia é tratar igualmente aquilo que for igual e desigualmente aquilo que for desigual. Há uma preocupação grande de justiça por parte do Governo", realçou.
Segundo o governante, "as pessoas vão ter o apoio indispensável da coletividade e do país, de todo o nacional, para poderem ter condições de vida digna".
"Alguns ficaram sem condições de vida mínima e o Estado, a Nação, o coletivo nacional, a solidariedade nacional vai cumprir a sua missão", reiterou.
Castro Almeida diz que para já "é totalmente impossível dar estimativas" sobre os apoios que serão dados às autarquias. "O próprio presidente da Câmara não tem estimativas do seu concelho, o que é totalmente compreensível. E, portanto, se cada concelho não tiver a sua estimativa é impossível ter uma estimativa nacional, mais global. Não há ainda valores que se possa avançar. O que posso dizer é que vamos procurar ser criteriosos. Vamos apoiar aqueles que precisam, não podemos apoiar quem queira abusar desta situação, nos mais diferentes níveis. Queremos fazer uma coisa com critério, com rigor, com equilíbrio, com justiça", concluiu.
Recorde-se que Arruda dos Vinhos foi das zonas mais afetadas pelo mau tempo. No passado domingo, 15 de fevereiro, o presidente da Câmara, Carlos Alves, explicou na CNN Portugal os danos provocados pelas sucessivas tempestades no concelho e disse que o cenário que se vive no concelho só é comparável com uma crise sísmica.
Ao canal de televisão, o autarca revelou que Arruda dos Vinhos tem um orçamento de 22 milhões de euros e prejuízos de 25 milhões.
Leia Também: Agricultores com 1.695 declarações de prejuízo a Norte, 70% são do Douro













