Arruda dos Vinhos com 23 desalojados (e aldeias isoladas)
- 06/02/2026
"Na Estrada do Lapão, as 10 casas ficaram completamente inabitáveis e os moradores foram realojados em casas municipais ou de familiares", subindo de 12 para 23 o número de desalojados, afirmou o autarca, Carlos Alves, à agência Lusa.
Devido à existência de 18 estradas cortadas e oito condicionadas no concelho, "as pessoas estão a ficar isoladas", sublinhou, destacando os casos das localidades de Arranhó e Cardosas.
Entre as principais estradas cortadas, encontram-se a Variante de A-do-Mourão, a Estrada Nacional 115 entre Arranhó e Bucelas e Arranhó e Sobral de Monte Agraço.
Também face à dificuldade nas acessibilidades, o município de Arruda dos Vinhos decidiu encerrar o Centro Escolar de Arranhó.
"A Boa Viagem tem muita dificuldade em fazer os trajetos e os alunos em chegar à escola", disse.
Face ao número de estradas cortadas por deslizamentos de terras, a autarquia decidiu adiar para dia 15 as eleições presidenciais no concelho.
Segundo o autarca, os deslizamentos de terras estão a acontecer porque "os terrenos já não conseguem absorver mais a água", o que está a provocar danos nas condutas e, em consequência, falhas no abastecimento à população.
Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro, abrangendo 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 de fevereiro para 68 concelhos, voltando, entretanto, a ser prolongada até 15 de fevereiro.
Leia Também: Após Alcácer, Arruda dos Vinhos adia eleições presidenciais para dia 15













