Arquitetos marcam greve ao trabalho extra não pago a partir de sexta

  • 10/12/2025

A paralisação, apontada como a primeira específica do setor da arquitetura, irá assinalar o início de uma campanha reivindicativa "para pôr fim" a uma prática que o sindicato considera "recorrente e estrutural na profissão".

 

Segundo dados recolhidos pelo SINTARQ, 80% dos trabalhadores do setor realizam horas extra, 55% em horário noturno ou fora do período estipulado, e apenas 4% afirmam receber a compensação prevista na lei.

O levantamento indica ainda que 16% ultrapassam o limite anual de trabalho suplementar permitido, particularmente nas micro e pequenas empresas que predominam no setor, onde o máximo legal é de 175 horas por ano.

O sindicato sublinha, no comunicado, que este quadro revela uma "realidade de sobrecarga e ausência de compensação adequada" aos trabalhadores.

No caderno reivindicativo aprovado pelos próprios trabalhadores foram incluídas medidas ligadas ao direito ao descanso, como a uniformização dos 25 dias de férias, a redução do horário semanal para 35 horas sem perda de retribuição, e o fim do trabalho suplementar não pago, com reposição das majorações previstas na legislação laboral.

A greve marcada pelo SINTARQ irá traduzir-se na recusa de prestar trabalho suplementar que não cumpra determinadas condições, entre as quais o pagamento integral das horas extra com majorações de 50% na primeira hora, 75% nas seguintes em dia útil e 100% em dias de descanso ou feriado.

Também é exigido o respeito pelo descanso mínimo de 11 horas entre períodos consecutivos de trabalho.

O SINTARQ defende a redução do limite anual de trabalho suplementar para 100 horas e o cumprimento rigoroso dos limites diários de duas horas em dias úteis e oito horas em dias de descanso.

A prestação suplementar "deverá verificar-se apenas em situações excecionais de acréscimo temporário de trabalho, força maior ou prevenção de prejuízo grave para a empresa", acrescenta.

As reivindicações incluem ainda a revogação dos bancos de horas individuais e grupais, assim como de outros regimes de flexibilização do tempo de trabalho, práticas que, segundo a estrutura sindical, têm contribuído para "normalizar o excesso de trabalho" no setor.

A 25 de novembro o SINTARQ tinha anunciado a adesão à greve geral de quinta-feira contra o pacote laboral proposto pelo Governo, justificando que significa "menos proteção e mais instabilidade para quem trabalha".

Leia Também: Artes, Arquitetura e Arqueologia juntam-se à greve geral

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2902193/arquitetos-marcam-greve-ao-trabalho-extra-nao-pago-a-partir-de-sexta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes