Arouca-Sporting teve mais 1' do que devia? O que explica golo de Suárez
- 25/01/2026
O Sporting mantém-se vivo na luta tendo em vista a reconquista do título de campeão nacional, graças ao triunfo 'arrancado a ferros', ao final da tarde deste sábado, sobre o Arouca, por 1-2, que lhe permitiu encurtar, provisoriamente, para quatro pontos a distância para o líder, o FC Porto, que só irá receber o Gil Vicente na segunda-feira.
Luis Suárez marcou o golo que desfez o golo, na Serra da Freita, à passagem dos 35 minutos, mas os homens da casa responderam logo no arranque do segunto tempo, por intermédio de Barbero. O golo que 'desequilibrou a balança' acabou por surgir apenas no período de compensação, quando Geny Catamo bombeou a bola para o 'coração' da grande área, onde apareceu o internacional colombiano a desviar, meio com a cabeça, meio com o ombro, para o fundo das redes.
Um golo que acabou por dar que falar, visto que surgiu já cinco minutos e 29 segundos depois dos 90, quando Hélder Carvalho, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, tinha dado apenas cinco minuto de tempo extra. Então, se assim foi, por que é que decidiu 'esticar' o relógio até este decisivo lance?
Ora, a explicação é simples. Tudo começou aos 89 minutos e 25 segundos, quando o juiz de 32 anos de idade assinalou uma falta ao ataque verde e branco, cometida pelo próprio Luis Suárez sobre Javi Sánchez, que ficou bastante queixoso, de tal maneira que teve mesmo de ser assistido pela equipa médica.
O avançado ex-Granada não gostou da decisão, e descarregou a fúria pontapeando a bola para longe, o que lhe valeu um cartão amarelo. Instantes depois, aos 90 minutos e 10 segundos, no meio de tudo isto, o quarto árbitro, Pedro Ramalho, ergueu o placar que exibia os tais cinco minutos de compensação.
O jogo manteve-se interrompido até aos 91 minutos e 14 segundos, quando o guarda-redes da formação orientada por Vasco Seabra, Ignacio De Arruabarrena, cobrou o pontapé-livre, lançando a bola para o ataque. Significa isto que esta paragem durou qualquer coisa como um minuto e 49 segundos, dos quais 1 minuto e 14 segundos foram já no tempo extra.
"Luis Suárez tem faro para estar nos momentos de decisão"
Na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, o treinador do Sporting, Rui Borges, acabou por não poupar nos elogios tecidos a Luis Suárez, que já tinha sido decisivo a meio da semana, curiosamente, ao assinar, também, um 'bis', no triunfo conquistado sobre o Paris Saint-Germain, no Estádio José Alvalave, por 2-1.
"Eu disse que ia marcar uma era, porque, quando o identificámos, antes do fim da época, sabíamos o que podia dar. Não falo pelos golos. É uma consequência do trabalho dele, da atitude competitiva... O que dá à equipa enquanto trabalho, técnica e taticamente, em termos de atitude, energia é muito bom. E é importante", começou por afirmar.
"Mais do que os golos, é ele jogo após jogo, 90 sobre 90, não baixar a atitude competitiva, dar a cara e o corpo pela equipa... Depois, a consequência são os golos. Tem faro para estar nos momentos de decisão", completou, perante os jornalistas.
Leia Também: O golo de Luis Suárez que salvou o Sporting em Arouca ao cair do pano













