Arouca-Sporting: Lobos 'sopram' mais forte ou leões passam com distinção?

  • 24/01/2026

O Sporting desloca-se este sábado ao terreno do Arouca, para disputar uma partida que se prevê de dificuldade acrescida, referente à jornada 19 da I Liga, dias depois do seu triunfo heróico frente ao Paris Saint-Germain para a Liga dos Campeões.

 

Esta será uma possibilidade de o conjunto comandado por Rui Borges colocar alguma pressão no líder FC Porto, mas somente em caso de vitória.

Para isso, terá de tentar ultrapassar uma equipa do Arouca em condições que poderão ser extremamente adversas, com previsões de queda de neve para a cidade dos lobos.

Quanto ao momento de forma das duas equipas, este acaba por não ser muito distante, já que ambos os clubes contam com uma derrota nos últimos cinco jogos, com a diferença de que os arouquenses somaram dois empates - frente ao Gil Vicente e ao Santa Clara - face a apenas um do Sporting, curiosamente também diante do conjunto de Barcelos.

No entanto, o histórico fala por si no que toca a encontros entre os dois clubes, já que nos 20 jogos oficiais desde 2013/14, o Sporting venceu 17 e empatou dois, com a única derrota a surgir em 2022... em casa do Arouca. As divisões de pontos, no entanto, aconteceram ambas em Alvalade, pelo que o Sporting tem vindo a ser muito mais forte que os lobos no reduto da turma comandada por Vasco Seabra, com vitórias folgadas nas últimas duas visitas ao distrito de Aveiro.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste sábado, no Estádio Municipal de Arouca, com arbitragem de Hélder Carvalho, da AF Santarém, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Vasco Seabra

Dificuldade do desafio: "Temos a expectativa de conseguir contrariar o poderio do Sporting e transformarmo-nos protagonistas. Temos de colocar a nossa melhor versão e procurar estratégias e fugas, sendo fiéis ao nosso plano. Quanto maior o desafio, maior a oportunidade para lidar com ele."

Atitude certa para competir: "Olho como um desafio. Não estivemos tão bem nos jogos grandes e sabemos que aí, por vezes, as coisas descambam e podem acontecer esses infortúnios. Tem a ver com o que fazemos em campo. Não podemos jogar com medo, a ansiedade é natural em qualquer jogo. Temos capacidade para competir."

O triunfo dos leões ante o PSG: "Se perguntarem ao Rui [Borges], de certeza que a vontade dele era dominar mais e ter mais bola nesse jogo. É um bocadinho transversal. Por vezes a diferença acaba por empurrar-nos para trás. Sabemos que vamos ter fases difíceis e temos de ser capazes de vestir diferentes capas. Se tivermos de vestir o 'fato macaco' para defender muito tempo, temos de estar preparados. Não é por jogarmos um jogo destes que mudamos, mas temos de ter em consideração todos os aspetos."

Rui Borges

Suárez faz esquecer Gyokeres: "Em junho, foi quando dormi melhor. Estava de férias, bicampeão... Esqueça isso. Estava descansado, com sentimento de dever cumprido. Dormi bem, em junho. Faz parte do futebol. Saiu um grande jogador, entrou outro, e é o nosso trabalho, enquanto treinador e clube, encontrar soluções, valorizá-las e é isso que temos conseguido. É um grande trabalho de toda a gente, na observação, para encontrar estes jogadores que se identificam com o Sporting, para continuar a dar resposta a títulos, a grandes campeonatos e a qualidade de jogo, que é o que queremos todos. Foi uma saída natural, que acontece milhentas vezes no futebol."

Jogar na neve: "Não se prepara, que não temos neve... Temos de tratar da neve artificial para a malta (risos). É uma boa pergunta. É de momento, não sei. Ainda não conseguimos arranjar solução para treinar na neve. Mesmo sem neve, será difícil. Ainda hoje, no treino, choveu torrencialmente, o que é difícil. A malta, parada, já fica congelada, começam logo a dizer 'Está bom, está bom, para o treino'. Quero é acabar o treino. É difícil para toda a gente. Agora, a ambição e o querer ganhar tem de estar acima de tudo o resto. O ter a responsabilidade que temos de ganhar, ponto final. Eles, melhor do que ninguém, sabem que temos de ganhar, e queremos muito ganhar, com ou sem neve, com chuva ou sem chuva. Têm esse espírito de grupo, adaptam-se bem à exigência, à estratégia e ao que for. A equipa vai estar capaz de perceber que, se tiver de ser de fato macaco, é de fato macaco. Se tiver de ser de calção e t-shirt, é de calção e t-shirt. Têm essa responsabilidade."

Possibilidade do título: "Claramente, sim, se não, reservamos já as faixas para o primeiro classificado. Já disse que estamos a fazer um grande campeonato, em tudo. Pontos, golos marcados, golos sofridos... Apenas quem vai em primeiro fez uma primeira volta extraordinária, não há como lutar contra isso, o que aumenta a nossa exigência. Para sermos novamente campeões, não chega sermos como na época passado ou como há dois anos. Temos de fazer melhor, de arranjar forma de nos superarmos ainda mais, e é sempre esse o nosso objetivo, perceber que temos de ser extraordinários. Teremos, de certeza, uma oportunidade de voltar a ser campeões, e é isso que queremos muito."

Últimos resultados

Arouca: V-D-E-E-V

Sporting: V-V-D-E-V

Últimos onzes

Arouca: Ignacio De Arruabarrena, Tiago Esgaio, Javi Sánchez, Matías Rocha, Bas Kuipers, Lee Hyunju, Espen van Ee, Alfonso Trezza, Taichi Fukui, Naïs Djouahra, Barbero.

Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Hidemasa Morita, João Simões, Geny Catamo, Francisco Trincão, Maxi Araújo, Luis Suárez.

Ausências

Arouca:  Pedro Santos e Nandín (lesionados), Bas Kuipers (em dúvida).

Sporting: Geovany Quenda, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Fotis Ioannidis e Salvador Blopa (lesionados), Pedro Gonçalve e Ousmane Diomande (em dúvida).

Neve, Gyokeres e um Sporting que

Neve, Gyokeres e um Sporting que "não chega". Tudo o que disse Rui Borges

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 12h30 desta sexta-feira, a conferência de imprensa de Rui Borges, que irá realizar a antevisão ao jogo da 19.ª jornada da I Liga, entre Arouca e Sporting.

Carlos Pereira Fernandes | 12:55 - 23/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2925155/arouca-sporting-lobos-sopram-mais-forte-ou-leoes-passam-com-distincao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes