Armário cápsula. A estratégia que melhora a organização (e não só)
- 21/01/2026
Este conceito adotado por muitos estilistas foi falado pela primeira vez na década de 70, mas começa a ser cada vez mais popular. Esta estratégia promove não só a organização, mas também um estilo de vida mais sustentável, minimalista e torna qualquer pessoa num expert de beleza.
Este termo associado à estilista Susie Faux, trata de conjugar as peças básicas e intemporais, "aliadas a peças da estação" que, segundo a Clever Meals também "deixam as pessoas muito mais bem vestidas".
Na prática, o que a especialista pretendia transmitir é que este tipo de roupa mais clássica, por exemplo uma camisa branca, nunca falha!
Os ambientalistas da Clever Meals garantem que este também pode ser um dos alicerces de uma vida mais minimalista, dado que também apela a um consumo mais consciente e sustentável.
Leia Também: O truque para limpar o pó dos cortinados com uma meia de vidro
Como criar um armário cápsula
Não precisa de muito, pelo contrário.
1 - Além do seu armário, como estes especialistas referem, bastam algumas peças básicas e, certamente que terá mais estilo do que se tivesse de apostar em cores e padrões demasiado elaborados.
2 - Se considera que tem peças a mais, livre-se delas o quanto antes! Faça uma doação, venda em plataformas indicadas para esse fim ou venda em mercados próprios como estes.
3 - Além de roupas simples, pode padronizar os tons e tamanhos dos cabides — será mais um ponto a favor da organização.
4 - Combine e organize as peças em várias categorias e dentro das categorias crie subcategorias, isto é, comece por criar separadores mentais ou físicos das peças de roupa de acordo com as diferentes estações. Dentro de cada estação faça uma divisão visual por cores ou tipo de peça, por exemplo, calças para um lado e camisolas para o outro.
No entanto, este passo pode ser ajustado a questão de praticidade e também depende exclusivamente dos seus interesses.
Vantagens de ter um armário cápsula
Maior organização
Poupa (visto que reduz o consumo e deixa de comprar peças de roupa desnecessárias consoante as modas)
Menor produção de lixo
Menor impacto no meio ambiente
Deixa de contribuir para o fast fashion
Passa a conseguir "decidir em menos tempo o que vestir"














