Argélia nos oitavos de final. Costa do Martim e Camarões empatam
- 28/12/2025
A Argélia assegurou, este domingo, o apuramento para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas, ao vencer, por 1-0, Burkina Faso, na segunda jornada do Grupo B.
O início de jogo foi muito quizilento, com jogadores a exagerarem na agressividade colocada nos lances. Gustavo Sangaré escapou de ver o vermelho direto, após uma entrada grosseira sobre o tornozelo de Hadjam, que acabou por sair mais cedo do encontro, devido a problemas físicos.
A seleção do Norte de África conquistou uma grande penalidade, cobrada com sucesso por Mahrez (23'). Foi o seu terceiro golo na competição, líder, neste momento, da lista de artilheiros. O resultado ficou em aberto para a segunda parte.
Nos segundos 45 minutos, os argelinos dominaram, mas não conseguiram dilatar a vantagem. Tapsoba, ex-Vitória SC, ameaçou a meia distância, mas o remate saiu ao lado do poste da baliza defendida por Luca Zidane, ainda sem sofrer golos nas primeiras internacionalizações.
Na próxima jornada, a Argélia vai tentar confirmar o primeiro lugar no agrupamento, no desafio com o Sudão, que surpreendeu com uma vitória, por 1-0, contra a Guiné Equatorial, ainda com ténues esperanças de seguir em frente.
Jogo entre candidatos termina com um empate
Era grande expetativa para o Costa do Marfim-Camarões. No final, divisão de pontos num jogo emocionante. Os golos apareceram na segunda parte. Os costa-marfinenses, atuais detentores do troféu, chegaram ao golo pela principal estrela, neste momento, do coletivo. Já depois do golo anulado a Kessie, Amad Dialo abriu o ativo, sendo este o segundo golo em dois jogos.
Certamente, o técnico do Manchester United, Ruben Amorim, está atento ao desempenho do seu pupilo, que reencontrou o companheiro de equipa Bryan Mbeumo do outro lado. Camarões contou com o autogolo de Konan (Gil Vicente) para selar as contas finais.
Neste momento, Camarões lidera o Grupo F com quatro pontos, os mesmos do que a Costa do Martim, que voltou a ter Ousmane Diomande no banco de suplentes. Neste agrupamento, está Moçambique, de Geny Catamo, no terceiro lugar, com três pontos. Na próxima jornada, um dos representantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a par de Angola, vai lutar pelo sonho dos oitavos de final frente aos Camarões.
Já na segunda-feira, arranca a terceira e derradeira jornada, com dois jogos no Grupo B (Angola-Egito e Zimbábué-África do Sul, às 16h00) e outros dois no Grupo A (Ilhas Comores-Mali e Zâmbia-Marrocos, às 19h00). Vale recordar que, de todas as seleções que irão entrar em ação, ainda só o Egito, de Mohamed Salah e companhia, tem a qualificação garantida, com seis pontos conquistados em seis possíveis.
As duas primeiras equipas de cada um dos seis grupos apuram-se para a fase seguinte, juntamente com os quatro melhores terceiros classificados. O torneio decorre até 18 de janeiro de 2026.
Leia Também: EM DIRETO: Benfica empata em Braga. Sporting já bate o Rio Ave














