Aquívia ficou 5 dias com filha de 6 meses na água. Depois, chegou resgate

  • 20/01/2026

"De sexta-feira até hoje, estávamos dentro de água", disse à Lusa Aquivia Sebastião, 32 anos, aliviada, pouco depois de sair do helicóptero militar sul-africano que a resgatou, e aos cinco filhos, incluindo a mais nova, Raila Ernie, seis meses, da sitiada e inundada escola do Bairro 6, distrito da Manhiça, próximo ao limite das províncias de Maputo e Gaza.

 

"Saímos de casa e fomos para a escola. Subimos para cima das carteiras e estavam debaixo de água", relatou, garantindo que, na escola, na Ilha Josina Machel, a ser engolida pelas águas das cheias dos últimos dias, "ainda ficou lá muita gente". Ainda assim, conseguiu meter também a sogra no helicóptero, confessando que viveu momentos de "medo", com a água sempre a subir e a engolir todas as casas, até tomar a escola.

As inundações em Moçambique desencadearam uma crise humanitária em rápida deterioração que já afetou mais de meio milhão de pessoas, alertaram hoje as Nações Unidas. Chuvas intensas e tempestades têm atingido Moçambique e a vizinha África do Sul, provocando pelo menos 150 mortos desde outubro passado, segundo as autoridades. Só em Moçambique, foram contabilizados 112 mortos, três desaparecidos e 99 feridos.

Tal como Aquivia, Raila e os irmãos, a cada 15 minutos chegam deslocados retirados pelo vaivém de helicópteros, crianças nos braços dos socorristas, encharcadas e sobretudo assustadas, enquanto centenas daquele bairro, também já ameaçado pela subida das águas, assistem, algo incrédulos com um cenário nunca ali visto.

Alguns, mais velhos, são retirados dos helicópteros e transportados de maca para receberem os primeiros socorros, antes de seguirem para centros de acolhimento temporários. Todos carregam as poucas coisas que conseguiram trazer enroladas num pano, descalços, pouca roupa, e retirados à pressa do helicóptero - pelo menos quatro a operar nesta zona -, que tem de aproveitar o que resta da luz do dia para salvar o máximo possível, como se percebe pela azáfama.

Antes, um outro helicóptero parte içando uma carga de mantimentos que vai deixar em locais sitiados e inacessíveis na zona, como a Ilha Josina Machel, inundada, com centenas, dos mais de 6.000 moradores, ainda a aguardar socorro, nos telhados e pequenos espaços de terra.

"Não estamos a conseguir trazer muitas pessoas, os helicópteros carregam muito pouco. Então, a solução que encontramos neste momento é levar alimentos. Para garantir que as pessoas possam, pelo menos, resistir até que se consiga fazer o resgate", disse à Lusa o governador da Província de Maputo, Manuel Tule, naquela base improvisada.

Após fazer um voo de reconhecimento na zona, esta tarde, assumiu preocupação com a muita gente ainda nos telhados das casas naquela área: "É um número um pouco elevado e só aumenta mais a nossa preocupação".

Também o secretário de Estado na província de Maputo, Henriques Bongece, assumiu à Lusa a preocupação com a situação em toda aquela área, levando à mobilização de meios aéreos de resgate, mas também todo o tipo de embarcações disponíveis.

"Neste momento estamos muito preocupados com a Ilha Josina Machel, mas também a comida já está a ir para essa zona", disse o governante.

As autoridades moçambicanas admitem que a gravidade destas cheias, que resultam de vários dias de forte chuva, que obrigaram à descarga de barragens, em Moçambique e nos países vizinhos, já será semelhante às de 2000.

Só na província de Gaza, sul do país, estima-se que 40% do território esteja afetado pelas cheias.

Leia Também: Portugal em contacto com Moçambique para mobilizar apoios face às cheias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923040/aquivia-ficou-5-dias-com-filha-de-6-meses-na-agua-depois-chegou-resgate#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes