Aquece leite no micro-ondas? Cuidado, pode ser muito perigoso

  • 19/02/2026

De manhã, ao pequeno-almoço, costuma aquecer leite no micro-ondas? O melhor é ter cuidado com esta técnica. Pode acabar por ser perigoso se não for feito da melhor forma. Pode estar a correr alguns riscos e o ideal é aquecer de outra maneira.

 

O website Gotowanie alertou para alguns riscos riscos desta técnica. Poderá acabar por ter consequências que podem ser perigosas. “O micro-ondas não aquece os líquidos de maneira uniforme. Água ou leite podem atingir temperaturas muito altas sem apresentar sinais visíveis de que estão a ferver”, começam por dizer.

Riscos de aquecer leite no micro-ondas

Ao não existirem sinais que que está a ferver e muito tempo, pode acabar por ser perigoso, uma vez que poderá estar perto do ponto de ebulição. 

Colocar apenas uma colher ou um saco de chá na caneca fará com que o líquido ferva violentamente. Essa explosão repentina de leite a ferver pode queimar as mãos, a cara ou os braços”, continuam.

Por outro lado, ao aquecer leite no micro-ondas pode acabar por criar uma película por cima e deixar zonas mais quentes do que outras. “Ao preparar leite para bebés ou pessoas mais sensíveis, as temperaturas irregulares podem causar queimaduras e também não garantem a redução adequada de bactérias.”

Leia Também: Alimentos que melhoram (e muito) a vida sexual. Perceba porquê

Como aquecer leite de forma segura

O website Gotowanie partilhou ainda algumas dicas que pode ser úteis para conseguir aquecer leite no micro-onda se reduzir os riscos. Assim, deve fazer ciclos mais curtos, de 20 a 30 segundos. Misture o interior sempre a cada pausa. Utilize recipientes mais largos e junte ainda um palito de madeira para evitar que ferva de forma mais violenta.

Por outro lado, para quantidades mais elevadas, uma panela no fogão pode acabar por ser a solução mais segura.

Deixe de aquecer estes quatro alimentos no micro-ondas

A nutricionista e especialista em segurança alimentar Carolina Quintans explica ao jornal Metrópoles que, ao reaquecer alimentos, pode estar a contribuir para a degradação de alguns nutrientes, como as vitaminas hidrossolúveis, sobretudo a vitamina C e as do complexo B. No entanto, ressalva que "o maior problema está relacionado com a segurança dos alimentos. O arrefecimento e reaquecimento inadequado podem favorecer o crescimento de micro-organismos que produzem toxinas resistentes ao calor que levam a intoxicações  alimentares".

Refere também que, apesar de o micro-ondas ser rápido e conveniente, tende a aquecer os alimentos de forma desigual. "O calor gerado por ondas nem sempre penetra de forma uniforme, o que pode deixar partes do alimento em temperaturas inadequadas, permitindo que microrganismos nocivos sobrevivam", avisa, acrescentando que "isso fazer o alimento estourar, causando queimaduras".

Ao mesmo jornal, o nutricionista Lucas Felisberto esclarece que "o método mais seguro é aquele que garante um aquecimento homogéneo, como o da panela, principalmente quando o alimento é mexido constantemente".

Com tudo isto em mente, eis quatro alimentos que jamais deve reaquecer no micro-ondas:

1- Arroz 

Pode desenvolver Bacillus cereus, uma bactéria que sobrevive à cozedura e produz toxinas resistentes ao calor. Mesmo após o reaquecimento, essas mesmas toxinas podem permanecer no arroz, resultando em intoxicações alimentares. 

2- Ovo

Ovo reaquecido pode ser fonte de bactérias, como a Salmonella. Ao reaquecê-lo no micro-ondas, o eletrodoméstico pode não ser capaz de eliminar totalmente esses patógenos, principalmente em pratos como omelete ou quiche.

3- Frango

Se não for cozido de forma uniforme e a uma temperatura interna mínima de 74ºC, o frango é altamente suscetível à contaminação por bactérias, como a Salmonella. 

4- Batata

Assim como o arroz, as batatas não devem ficar muito tempo fora do frigorífico. Quando mantém batatas à temperatura ambiente por mais de duas horas, as bactérias Clostridium botulinum podem proliferar-se, o que aumenta o risco de botulismo, uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada por uma bactéria.

Colesterol bom pode aumentar com esta solução inesperada

Colesterol bom pode aumentar com esta solução inesperada

Um especialista afirmou que uma combinação inesperada de alimentos pode ser a solução que nunca pensou ser eficaz para reduzir os níveis de colesterol mau, aumentar os bons e diminuir a inflamação. Veja o que está em causa para melhorar a saúde do seu coração.

Adriano Guerreiro | 07:49 - 19/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2941734/aquece-leite-no-micro-ondas-cuidado-pode-ser-muito-perigoso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes