Aproveite o sol! Eis os benefícios de treinar ao ar livre
- 28/11/2025
Treinar num ginásio pode ser um sacrifício, mas nem sempre há alternativas. Contudo, em dias de sol, mesmo que com frio, pode optar por treinar na rua, seja um treino de força ou de cárdio.
Por outro lado, nem precisa de adotar o mindset da obrigatoriedade de treinar. Se der um passeio ao ar livre já se está a exercitar, ao mesmo tempo que se vê livre da pressão de treinar.
Um estudo publicado no National Library of Medecine estabelece as diferenças entre treinar num espaço fechado e num espaço amplo e rodeado de natureza.
Os investigadores sublinham que os benefícios são nítidos e imediatos para a saúde quando o treino é realizado ao ar livre.
Em causa está a saúde psicológica, saúde física, baseada em evidências de exercícios cardiorrespiratórios e comportamental dos indivíduos.
Um especialista de desporto, Duarte Encarnação, reforçou ao Personal Trainers alguns dos principais benefícios.
Leia Também: Sem tempo para ir ao ginásio? Eis os mini treinos que o deixam em forma
Sensação de bem-estar
A prática de exercício físico fá-lo por si só, ajudando a que o organismo "liberte endorfinas que criam o sentimento de felicidade". No entanto, no caso do exercício ao ar livre, "este processo é ainda mais eficaz, tornando a prática de atividade física ainda mais enriquecedora", descreve o especialista.
Desfrutar do ar livre
Ao fazer exercício ao livre, por exemplo numa montanha ou num parque verde, permite-lhe desfrutar do ar fresco e do sol, que é uma ótima fonte de vitamina D.
Reduz o stress
Um dos principais benefícios mentais do exercício físico é o alívio do stress, que é ainda mais evidente quando a prática da atividade física é feita em outdoors, assegura o personal trainer. Desta forma, mesmo que seja ao fim do dia quando já nem há sol, "depois de um dia de trabalho desafiante, deve equacionar recorrer aos benefícios do treino ao ar livre", sugere.
Aumenta a Produtividade
Reservar regularmente algum do seu tempo para treinar ao livre irá, ao contrário do que pode pensar, torná-lo mais produtivo, podendo aumentar ainda os seus níveis de energia, de criatividade e motivação.
A par destes benefícios, pode ainda experimentar exercícios diferentes e inovadores que o ajudarão a descobrir competências que desconhecia que tinha.














