Aprovado cheque de saúde mental para quando SNS incumpre tempos de resposta

  • 24/11/2025

Segundo a proposta do Chega que foi aprovada no terceiro de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), no próximo ano "o Governo procede à criação, no Serviço Nacional de Saúde (SNS), de um cheque de saúde mental".

 

"O cheque de saúde mental deve ser emitido a favor do utente nos casos em que o SNS não consiga dar resposta dentro dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG)", explicita o texto aprovado.

Este cheque tem o objetivo de "facilitar o acesso a cuidados de saúde mental e pode ser usado em consultas de especialidade de psiquiatria e/ou de psicologia".

Também na área da saúde e por proposta do Chega, os deputados aprovaram uma alteração para que o Governo desenvolva "uma plataforma única e interoperável que integre os sistemas de referenciação, marcação e gestão das listas de espera do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

Esta plataforma deverá garantir "a rastreabilidade do percurso assistencial, a transparência e a redução dos tempos de resposta" e assegurar "a interoperabilidade entre os módulos já existentes", estando previsto que haja uma "dotação orçamental específica para o seu desenvolvimento, implementação e formação de profissionais".

Já o PCP conseguiu ver aprovada outra iniciativa na área da saúde, para garantir o direito aos doentes com demência ou em situação psicologicamente instável acompanhamento no SNS.

O OE incluirá uma norma que vincula o Governo a assegurar, no próximo ano, meios e recursos para "para que todas as unidades do SNS respeitem o direito ao acompanhamento" dos doentes e para que, nos casos de internamento em que isso não seja possível, haja "mecanismos e procedimentos de segurança que impeçam a saída não autorizada" dos cidadãos.

O Livre viu aprovada uma iniciativa para que as entidades prestadoras de serviços de saúde públicas e privadas, forças de segurança, associações de apoio à vítima e outras entidades com casas de acolhimento recebam formação sobre violência contra pessoas com deficiência.

A mesma proposta prevê ainda que o Governo recolha e divulgue "dados estatísticos" sobre esta problemática, para desenvolver políticas públicas, e que seja realizado e apresentado um estudo nacional "sobre violência contra raparigas e mulheres com deficiência, nomeadamente sobre a realidade de práticas de esterilização forçada".

Leia Também: Aprovado programa para apoiar regresso de médicos do estrangeiro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2893855/aprovado-cheque-de-saude-mental-para-quando-sns-incumpre-tempos-de-resposta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes