Aprovada proposta para negociar retoma dos comboios noturnos Portugal-Espanha

  • 24/11/2025

Na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), o parlamento deu 'luz verde' a uma iniciativa do Livre para que o Governo retome as negociações com o Governo espanhol para a "reativação, durante o primeiro semestre de 2026, dos serviços ferroviários noturnos Lusitânia e Sud-Expresso", através das empresas ferroviárias CP e Renfe.

 

Além disso, determina também que o "Governo português adota, juntamente com o Governo espanhol, os serviços ferroviários noturnos como parte da estratégia ferroviária ibérica, de acordo com o Plano Nacional Ferroviário".

O Livre argumenta, na justificação desta proposta que, "devido às ambiciosas metas climáticas e aos compromissos internacionais assumidos, os comboios noturnos voltam a afigurar-se como uma alternativa para viagens longas, algo que, de forma incompreensível, entre Portugal e Espanha não existe".

Foi também aprovada uma parte de uma proposta do JPP que dita que o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) realiza, no prazo de 120 dias, um levantamento técnico do parque imobiliário judicial na Região Autónoma da Madeira, avaliando segurança estrutural e contra incêndios, acessibilidade, eficiência energética e AVAC, estanquidade e condições funcionais.

Nas votações desta tarde, o Chega viu aprovada uma proposta para que o Governo, através de verbas do Fundo Ambiental, lance até ao final do primeiro trimestre de 2026 o Programa Nacional de Combate à Obsolescência Programada de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, assegurando a sua execução efetiva e abrangendo medidas de sensibilização, certificação e incentivo à reparação e reutilização.

O partido recorda que a criação deste programa foi aprovada no Orçamento do Estado para 2025, mas "até à data não foi concretizado o lançamento do programa", pelo que "reforça a necessidade de assegurar a sua efetiva execução".

Já o Livre conseguiu validar outra proposta, para "lançar o concurso público para a conceção e construção da obra do sistema fixo de transposição sedimentar (Bypass) da Barra da Figueira da Foz", cuja verba mínima disponível "é de 18,1 milhões de euros, a qual deve ser financiada através da alocação de fundos do Programa Portugal 2030".

[Notícia atualizada às 20h00]

Leia Também: Atenção, passageiros: "Ajustamentos" condicionam comboios em Lisboa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2893862/aprovada-proposta-para-negociar-retoma-dos-comboios-noturnos-portugal-espanha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes