Aprovada campanha de prevenção da mutilação genital proposta pelo Chega

  • 26/11/2025

Na reta final das votações na especialidade do OE2026, o Chega conseguiu luz verde a esta proposta do Chega, viabilizada com os votos contra do PS e a abstenção do Livre, PCP e IL.

 

"O Governo promove, em 2026, junto das comunidades migrantes provenientes de países onde a Mutilação Genital Feminina (MGF) é uma prática cultural, ações de formação, acompanhamento e sensibilização, bem como junto de profissionais de Saúde, Educação, Forças de Segurança e técnicos que prestam acompanhamento junto destas comunidades", pode ler-se na proposta.

Segundo o Chega, o objetivo desta medida é "prevenir a ocorrência deste tipo de práticas atentatórias dos direitos humanos das meninas e mulheres".

Na justificação da proposta, o partido refere que "em 2023 contaram-se 223 casos, o que corresponde a um aumento de mais de 17% em relação a 2022, período em que se detetaram 190, segundo dados da Direção-Geral de Saúde".

"Em 2024 foram sinalizados nos serviços de saúde portugueses 254 casos de mulheres vítimas de mutilação genital feminina. É o valor mais alto desde 2015 e mais de 130 delas apresentam problemas de saúde decorrentes da prática", acrescenta ainda.

De acordo com o Chega, "há nove anos que as sinalizações de casos de mutilação genital feminina aumentam em Portugal".

Nesta fase final, por proposta do PS foi aprovada a transferência de uma verba de um milhão de euros do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto para a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Este valor será usado para a formação das equipas técnicas especializadas que asseguram e acompanham as vítimas de violência, "capacitando-as para intervenção junto de pessoas com deficiência, surdas, neurodivergentes e com incapacidades vítimas de violência doméstica, de género ou de outras formas de violência".

Esta proposta prevê ainda que esta verba seja usada para campanhas nacionais de prevenção e sensibilização sobre violência doméstica, de género e institucional, "que incluam expressamente a violência contra os grupos referidos".

Em termos de transferências de verbas foi ainda viabilizada uma proposta do PSD/CDS-PP para a transferência de verbas, até ao montante de dois milhões e quinhentos mil euros do orçamento do Fundo Ambiental para a Região Autónoma dos Açores "para efeitos de pagamento d compensações ao setor da pesca no âmbito da constituição do Parque Marinho dos Açores".

Leia Também: Aprovadas na AR isenções de portagens na A25 e em parte da A6 e A2

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2895237/aprovada-campanha-de-prevencao-da-mutilacao-genital-proposta-pelo-chega#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes