Apreendidas no Peru mais de 3 toneladas de cocaína destinadas à Bélgica
- 07/12/2025
"No âmbito de uma operação contra o tráfico de drogas, a polícia nacional peruana apreendeu 3.407 kg de cloridrato de cocaína na região de Piura (noroeste), impedindo assim o seu envio para o estrangeiro", anunciou o ministério peruano do Interior através de um comunicado.
A droga apreendida provém da vasta zona de cultivo de coca conhecida pela sigla VRAEM (Vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro), indicou um segundo comunicado divulgado pelo gabinete do Presidente interino do Peru, José Jeri.
Durante a operação, realizada na passada quarta-feira, a polícia interceptou um camião que transportava mais de 3.000 pacotes de cocaína para um armazém, onde eram embaladas caixas de bananas orgânicas destinadas à exportação, a cerca de 100 quilómetros do porto de Paita, segundo as autoridades.
O general Nilton Santos Villalta, chefe da Divisão Antidrogas da Polícia Nacional do Peru, afimou em declarações à TV Perú que a intervenção contou com a ajuda da agência anti-droga dos Estados Unidos (DEA).
De acordo com o comunicado da Presidência peruana, por detrás da carga de cocaína apreendida está uma organização criminosa composta por cidadãos peruanos, colombianos e europeus, que pretendia enviar a droga para a Bélgica.
O valor da droga apreendida é superior a 68 milhões de dólares (58,4 milhões de euros), afirma o comunicado.
O Peru, juntamente com a Colômbia e a Bolívia, é um dos principais produtores mundiais de cocaína, de acordo com as Nações Unidas. O país produz cerca de 400 toneladas anuais da droga, segundo as autoridades peruanas.
¡Duro golpe al narcotráfico!
— Presidencia del Perú 🇵🇪 (@presidenciaperu) December 6, 2025
El presidente José Jerí participó en la presentación de más de tres toneladas de droga incautadas por la Policía Nacional del Perú en #Piura, las cuales tenían como destino Europa.
De esta manera, el Gobierno reafirma su compromiso con la… pic.twitter.com/uCiWdK4uFI
Leia Também: Detido 15 anos após ter matado menor e colocado corpo numa mala em lixo













