Apps de IA dominam lista de melhores aplicações na loja da Apple
- 06/12/2025
A Apple anunciou na quinta-feira, dia 4, os vencedores da edição 2025 dos App Store Awards, uma iniciativa anual através da qual a ‘Empresa da Maçã’ destaca aquelas que considera terem sido as grandes aplicações lançadas para os seus diferentes produtos.
Sem surpresa, as apps vencedoras de 2025 estão quase todas na categoria de Inteligência Artificial - um forte indicador da presença cada vez maior desta tecnologia nas nossas vidas diárias.
Para iPhone, a app vencedora foi a Tiimo. Esta app dedicada ao planeamento e organização, recorre a Inteligência Artificial para ajudar os utilizadores a visualizarem mais facilmente as tarefas que têm pela frente.
No iPad o destaque foi para a Detail, que recorre a Inteligência Artificial para simplificar o processo de editar ficheiros em vídeo. A app em questão permite não só filmar, como tratar automaticamente do processo de edição para acelerar a partilha dos criadores de conteúdos.
Já no que diz respeito ao Mac, a aplicação vencedora do título de melhor app do ano foi a Essayist, que usa Inteligência Artificial para simplificar a formatação de trabalhos académicos. Além de ajudar com as citações, a app também ajuda no trabalho moroso de adicionar referências.
“Todos os anos somos inspirados pela forma como os developers transformam as suas melhores ideias em experiências inovadoras que enriquecem a vida das pessoas”, pode ler-se no comunicado do CEO da Apple, Tim Cook. “Os vencedores deste ano representam a criatividade e a excelência que definem a App Store e demonstram o impacto significativo que as apps e jogos de classe mundial têm nas pessoas por todo o lado”.
Leia Também: Apple vai lançar menos modelos do iPhone em 2026














