Após vídeo, JD Vance diz que agente do ICE disparou "em legítima defesa"

  • 09/01/2026

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, recorreu às redes sociais para comentar o vídeo divulgado esta sexta-feira, que mostra as imagens gravadas pelo agente do ICE que disparou mortalmente contra uma mulher em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota.

 

"Assistam a isto, por mais difícil que seja. Muitos de vocês ouviram que este agente não foi atropelado, que não estava a ser assediado e que assassinou uma mulher inocente", lê-se numa nota partilhada na rede social X (antigo Twitter).

"A realidade é que a sua vida estava em perigo e ele disparou em legítima defesa", apontou ainda.

Note-se que o vídeo em causa foi conhecido esta sexta-feira e mostra a vítima, Renee Nicole Good, antes de virar em direção à estrada - altura em que o agente do ICE disparou. Antes de arrancar, já rodeada de agentes, que lhe pediam para sair do carro, esta mulher disse a Jonathan Ross, agente que disparou: "Está tudo bem. Não estou zangada consigo."

A administração Trump já tinha considerado que a situação estava relacionada com "terrorismo doméstico", tendo o presidente dos EUA dito mesmo que "era difícil acreditar" que este homem estava vivo. Uma análise feita pelo jornal The Washington Post, e publicada na quinta-feira, levantava dúvidas sobre a versão de Trump. As imagens conhecidas até agora não mostravam o ângulo em que estava o agente, ou seja, quão perto ele estava do carro na parte da frente.

Nas imagens agora conhecidas ouve-se ainda um dos agentes a insultar a mulher e dizer: "Cabra de merda."

Quem era Renee Nicole Good?

Renee tinha três filhos e tinha-se mudado recentemente para aquela cidade. A mulher era uma poetisa premiada e também uma guitarrista amadora.

A mãe de Renee Nicole Good, Donna Granger, descreveu a filha como "uma das pessoas mais gentis" que conheceu, tendo assegurado que era "extremamente compassiva".

"Cuidou das pessoas toda a vida. Era amorosa, compreensiva e carinhosa. Era um ser humano incrível", disse ao The Minnesota Star Tribune.

Donna Granger adiantou também que a notícia sobre a morte de Renee chegou ao final da manhã de quarta-feira, altura em que a família foi notificada. Sobre o que aconteceu, referiu "ser uma grande estupidez", notando que a filha deveria estar "apavorada".

Renee era

Renee era "guerreira" anti-ICE? O que levou ICE a matar a norte-americana

Renee faria parte de um grupo de protesto contra os serviços de imigração norte-americana. Recorde-se, porém, que imagens do momento levantam dúvidas quanto às teorias de Washington que dizem que esta tentou atropelar o agente. O que levou ICE a matar mulher norte-americana?

Andrea Pinto | 10:33 - 09/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916876/apos-video-jd-vance-diz-que-agente-do-ice-disparou-em-legitima-defesa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes