Após "reunião muito produtiva" com Rutte, Trump volta atrás nas tarifas

  • 21/01/2026

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou, esta quarta-feira, ter recuado na intenção de impor tarifas aos países que não concordassem com a anexação da Gronelândia, na sequência de uma "reunião muito produtiva" com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

 

"Com base numa reunião muito produtiva que tive com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, criámos o quadro para um futuro acordo relativo à Gronelândia e, na verdade, a toda a região do Ártico. Esta solução, se concretizada, será excelente para os Estados Unidos da América e para todos os países da NATO", começou por contextualizar, na rede social Truth Social.

Face a este "entendimento", o chefe de Estado apontou que não irá "impor as tarifas que estavam previstas para entrar em vigor a 1 de fevereiro".

"Estão a decorrer mais conversas sobre a Cúpula Dourada, no que diz respeito à Gronelândia. Mais informações serão disponibilizadas à medida que as discussões avançarem. O vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado especial Steve Witkoff e vários outros, conforme necessário, serão responsáveis pelas negociações — reportarão diretamente a mim", rematou.

Recorde-se que Donald Trump alertou, no sábado, que cobraria tarifas - de 10% em fevereiro e de 25% em junho - sobre as mercadorias de oito países europeus que se opuseram ao controlo dos Estados Unidos sobre a Gronelândia, entre os quais seis Estados-membros da União Europeia (UE) - Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Países Baixos e Finlândia - e dois outros - Noruega e Reino Unido.

Há cerca de um ano, quando tomou posse para um segundo mandato à frente da Casa Branca, Donald Trump avançou com tarifas contra vários territórios, entre os quais a UE. Contudo, as ameaças foram sanadas através de um acordo comercial assinado por Bruxelas e Washington no verão passado, que previa um limite máximo de 15% de direitos aduaneiros.

Certo é que, perante as tensões comerciais do ano passado, a UE chegou a delinear um pacote de tarifas retaliatórias 93 mil milhões de euros aos Estados Unidos, que está congelado até fevereiro. O bloco comunitário poderá, por isso, recorrer a essa lista, caso as ameaças de Trump se concretizem.

Trump quer Gronelândia: Quem se opõe, leva com tarifas. As reações

Trump quer Gronelândia: Quem se opõe, leva com tarifas. As reações

Presidente dos Estados Unidos anunciou, este fim de semana, uma nova taxa de 10% sobre as mercadorias da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Tudo porque... se opõem aos planos dos EUA para a Gronelândia.

Tomásia Sousa | 00:12 - 18/01/2026

Além disso, existe há três anos uma bazuca comercial, represálias que a UE pode implementar contra a pressão de um país terceiro.

Donald Trump insiste há meses que os Estados Unidos devem controlar a Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca e membro da NATO, considerando que qualquer coisa menos do que a ilha ártica estar em mãos norte-americanas seria inaceitável.

A Gronelândia, uma vasta ilha ártica com uma população de 57.000 habitantes, possui recursos minerais significativos, a maioria dos quais ainda inexplorados, além de uma localização estratégica.

[Notícia atualizada às 19h53]

Leia Também: Dinamarca recusa abrir negociações com Estados Unidos sobre Gronelândia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923822/apos-reuniao-muito-produtiva-com-rutte-trump-volta-atras-nas-tarifas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes