Após polémica com gasto de 20 mil euros, Governo reduz canais da SportTV

  • 16/02/2026

O Governo vai reduzir as subscrições da SportTV - de oito ligações passará a  ter apenas duas - na residência oficial do primeiro-ministro, o Palácio de São Bento. Esta segunda-feira, recorde-se, foi noticiado que o Governo fez um contrato de cerca de 20 mil euros com a operadora de telecomunicações NOS e tem a subscrição 'premium' do canal desportivo até 2028.

 

"Os gabinetes do primeiro-ministro e do ministro dos Assuntos Parlamentares têm acesso a serviço da Sport TV, pelo menos, desde 2017. Este serviço foi renovado através de um contrato celebrado a 23 de dezembro de 2025 pela Secretaria-Geral do Governo e a NOS, preservando as oito ligações preexistentes, com a duração de 33 meses e meio, de 1 de novembro de 2025 a 18 de agosto de 2028", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta segunda-feira.

A mesma nota dá conta de que o gabinete do primeiro-ministro só teve "hoje" conhecimento "desta prestação de serviço da SportTV com oito ligações" e, por isso, "instruiu a Secretaria-Geral do Governo a reduzir as ligações de oito para duas, passando de um custo mensal de 585 euros para 146 euros".

"Realçamos que a recente negociação levada a cabo pela Secretaria-Geral do Governo para os novos contratos de serviço de televisão, abrangendo os gabinetes dos membros do Governo aos quais aquela Secretaria-Geral presta serviços (incluindo o gabinete do primeiro-ministro), permitiu uma poupança superior a 30 mil euros em 36 meses", termina.

Governo gastava 20 mil euros com subscrição

O Governo, recorde-se, fez um contrato de cerca de 20 mil euros para ter SportTV na residência oficial do primeiro-ministro e no Parlamento.

Como foi revelado pelo Correio da Manhã, que avançou com a notícia, o ajuste direto foi celebrado, através da Secretaria-Geral do Governo (SGG), com a operadora de telecomunicações NOS a 23 de dezembro do ano passado - e garante a subscrição 'premium' do canal até o dia 19 de agosto de 2028.

Em São Bento, o canal está disponível em sete pontos. Já na Assembleia da República só se pode é possível assistir ao canal num local.

Em 2025, recorda o matutino, a SportTV representou uma despesa de 1.170,56 euros, ao Governo. Porém, em 2026, os encargos serão bastante superiores: 7.023,36 euros, valor que se irá manter no próximo ano, em 2027. Por sua vez, no último ano, a fatura será de 4.682,24 euros.

Segundo o contrato, disponível para consulta no Portal Base, "aos montantes indicados acresce o valor do IVA", imposto de 23%. Ou seja, no total, serão gastos 19.899,52 euros em três anos para os decisores políticos poderem ver SportTV nos seus locais de trabalho. A "fundamentação para [este] recurso ao ajuste direto" é "ausência de recursos próprios".

As despesas chorudas da Secretaria-Geral do Governo

A SGG entrou em funções a 1 de janeiro de 2025. Nela, funde-se o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo e das Secretarias-Gerais dos ministérios das Finanças, Justiça, Educação, Saúde, Economia, Trabalho e Ambiente, bem como da Presidência do Conselho de Ministros.

O Correio da Manhã adiantou que "a soma dos 153 contratos adjudicados desde que foi criada ronda 25,8 milhões, de acordo com a informação disponível no Portal Base".

Carlos Costa Neves, que foi ministro nos governos de Pedro Santana Lopes e de Pedro Passos Coelho é quem lidera a SGG. Só este, ganha um salário que supera os 6 mil euros.

[Notícia atualizada às 20h48]

Governo gasta 20 mil euros para São Bento e Parlamento terem SportTV

Governo gasta 20 mil euros para São Bento e Parlamento terem SportTV

O Governo fez um contrato de cerca de 20 mil euros para ter SportTV na residência oficial do primeiro-ministro e no Parlamento. O contrato foi celebrado com a operadora de telecomunicações NOS e garante a subscrição 'premium' do canal até 2028.

 Natacha Nunes Costa | 10:24 - 16/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2940552/apos-polemica-com-gasto-de-20-mil-euros-governo-reduz-canais-da-sporttv#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes