Após meses de tensão interna, PAN reúne-se hoje para eleger direção

  • 20/12/2025

A reunião, na qual participam 114 delegados eleitos, decorrerá no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e terá como foco a eleição da nova Comissão Política Nacional (CPN) e do porta-voz do PAN, bem como a eleição do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN), a discussão de propostas de alterações aos estatutos e o debate de moções setoriais.

 

O PAN vai definir a orientação e estratégia política para os próximos anos, depois de nas últimas legislativas ter visto diminuir o número de votos e após meses de conturbação interna, com a demissão de vários dirigentes e a saída de dezenas de militantes. A última demissão foi conhecida esta sexta-feira, com a saída do coordenador da Jurisdição do partido, por considerar que há ilegalidades no regulamento do Congresso.

Apresentam-se a esta reunião magna duas candidatas à liderança: Inês de Sousa Real, porta-voz do partido desde junho de 2021 e única deputada do PAN, que se recandidata a um terceiro mandato, e Carolina Pia, ex-líder distrital em Viseu, que se demitiu da Comissão Política Nacional (CPN) em maio por divergências com a direção atual.

Os estatutos em vigor estipulam que o porta-voz do PAN é a pessoa que está em primeiro lugar na lista mais votada para a Comissão Política Nacional.

O início dos trabalhos está previsto para as 10:10, com a votação do regulamento do Congresso, a que se segue a eleição da Mesa da reunião magna.

A sessão de abertura é às 10:30, com as intervenções do porta-voz distrital de Coimbra do PAN, João Fontes da Costa, a presidente da Câmara Municipal de Coimbra eleita pela coligação PS/Livre/PAN, a socialista Ana Abrunhosa, e a prestação de contas da Comissão Política Permanente (CPP).

A apresentação e discussão das moções globais de estratégia estão previstas para o período entre as 11:30 e as 13:00, antecipando-se que apenas a moção liderada por Inês de Sousa Real seja apresentada dada a ausência, em protesto, dos assinantes da única moção opositora liderada por Carolina Pia.

A parte da tarde do programa inclui o debate e a votação das propostas de alteração aos Estatutos do partido, seguidos da votação das moções setoriais. A eleição para a CPN e o CJP está marcada para as 16:30, com o fecho das urnas previsto para as 17:20 e o anúncio dos resultados agendado para as 17:30.

A sessão de encerramento, com a intervenção da porta-voz do partido, será às 17:45, marcando o fim do único dia de Congresso.

Na moção da lista B, sob o lema "Em frente, pelas causas", Sousa Real identifica um problema de "tensão interna" no PAN, mas apela a uma reconciliação e defende que um partido "não se mede pelos seus momentos de ruído", mas sim pela "capacidade de se reerguer", comprometendo-se a "reconstruir confiança, uniar sensibilidades e voltar a fazer do PAN uma referência".

Sousa Real apresenta uma moção com 41 subscritores, tendo, como números dois e três da lista, Hugo Alexandre Trindade e Tânia Mesquita, dois atuais dirigentes. Conta também com o apoio de Sandra Pimenta, Sílvia Marques, Mónica Freitas, e o último cabeça de lista do partido nas Europeias, Pedro Fidalgo Marques.

A lista A, liderada por Carolina Pia, embora se mantenha como uma das opções no boletim de voto, não comparecerá ao Congresso por considerar não estarem asseguradas as "garantias democráticas" para a realização dos trabalhos, criticando a impossibilidade de serem eleitos delegados por distritais consideradas inativas, uma norma que diz impedir o acesso ao voto a filiados em zonas que não estão sob o controlo da direção.

Carolina Pia, que pediu a impugnação da reunião magna ao Tribunal Constitucional, reconheceu já que a sua candidatura é agora "meramente simbólica" e que Inês de Sousa Real deverá ser reeleita.

Leia Também: Conselho de Ministros sobre violência doméstica? PAN desafia Montenegro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2907642/apos-meses-de-tensao-interna-pan-reune-se-hoje-para-eleger-direcao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes