Após duras críticas, ministro desmente ter insultado bolseiros: "Falso"

  • 16/12/2025

Há mais uma polémica a envolver declarações do ministro da Educação, Fernando Alexandre. O governante afirmou, esta terça-feira, que colocar apenas "os estudantes dos meios mais desfavorecido" degradam as residências universitárias em poucos anos. A esfera política não tardou a reagir.

 

"Vamos ter residências todas renovadas, que daqui a cinco anos vão estar todas degradadas", disse, durante a cerimónia de apresentação do novo modelo de ação social para o ensino superior, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa.

Para Fernando Alexandre é por "colocar na residência universitária os estudantes dos meios mais desfavorecido que se degradam", acrescentando que "o que vai acontecer às residências depende das universidades e politécnicos, mas também depende dos estudantes".

"As residências académicas devem ser espaços de integração, de bem-estar e de promoção do sucesso escolar, e não, como são atualmente, e foram sempre em Portugal, espaços onde são colocados os alunos de rendimentos mais baixos", defendeu o ministro.

Residências só com bolseiros?

Residências só com bolseiros? "Em 5 anos estão degradadas", diz ministro

O ministro da Educação defendeu hoje que as residências públicas devem ter alunos de vários estratos sociais, caso contrário, dando prioridade aos bolseiros, irão degradar-se mais rapidamente.

Lusa | 17:36 - 16/12/2025

Entretanto, em comunicado, e perante várias reações em tom de crítica, o Ministério da Educação disse ser "totalmente falso" que o ministro tenha dito que "estudantes com rendimentos mais baixos degradam os serviços públicos".

"A qualidade dos serviços públicos e da sua gestão é beneficiada pela diversidade social dos seus utilizadores, facto que está demonstrado por inúmeros estudos científicos. Por isso, é objetivo deste Governo que as residências académicas sejam espaços de diversidade social, integração e bem-estar para todos os estudantes", poder ler-se.

Refere-se ainda que, no início do mês, "o ministério da Educação, Ciência e Inovação apresentou aos Reitores das Universidades e aos Presidentes dos Institutos Politécnicos uma proposta, no âmbito do novo Sistema de Ação Social no Ensino Superior, que cumpria esse propósito, privilegiando os estudantes deslocados do primeiro ano, independentemente de serem ou não bolseiros".

Leia o comunicado na íntegra aqui: Esclarecimento do ministro da Educação

As reações (às primeiras declarações)

O Partido Socialista (PS) já veio exigir que o ministro da Educação retifique as declarações "preconceituosas e discriminatórias" que disse sobre alunos de famílias com mais baixos rendimentos. Se não fizer, o PS afirma que Fernando Alexandre deixará de ter condições para estar no Governo. 

"Se o senhor ministro não retificar o que disse, se não reconhecer que cometeu um erro grave, discriminatório, preconceituoso face às famílias com rendimentos mais baixos, deixou de ter condições de ser ministro da Educação. Portugal merece ter um ministro da Educação para todos os portugueses", apontou o líder parlamentar socialista Eurico Brilhante Dias.

PS ameaça ministro da Educação após declarações sobre alunos pobres

PS ameaça ministro da Educação após declarações sobre alunos pobres

O PS exigiu hoje ao ministro da Educação que retifique declarações "preconceituosas e discriminatórias" que proferiu sobre alunos de famílias com mais baixos rendimentos, caso contrário deixará de ter condições para estar no Governo.

Lusa | 17:46 - 16/12/2025

Também Fabian Figueiredo, do Bloco de Esquerda (BE), recorreu às suas redes sociais para deixar críticas às palavras do ministro da Educação. 

"Quando se sugere que residências universitárias se degradam por serem usadas por estudantes de baixos rendimentos, está-se a dizer muito mais sobre quem governa do que sobre quem lá vive. A degradação chama-se desinvestimento público. Culpar os mais pobres é sempre a saída fácil", escreveu.

E continuou: "São as mães dos estudantes pobres que chegam ao Ensino Superior que limpam as casa em que os ministros vivem e os gabinetes em que trabalham. Fernando Alexandre insultou toda a gente que faz das tripas coração para meter os filhos na universidade. Deve retratar-se".

Já o PCP anunciou que vai requerer uma audição urgente do ministro da Educação no parlamento.

"Vamos entregar um requerimento na Comissão de Educação para ouvir o ministro da Educação a propósito destas declarações, mas aquilo que pretendemos é confrontá-lo com esta conceção e com estas opções, que vão ao arrepio da Constituição. A nossa Constituição diz que a educação é um direito para todos e é assim que tem que ser", argumentou a líder parlamentar do PCP, Paula Santos.

A deputada do Livre Patrícia Gonçalves considerou que as declarações de Fernando Alexandre foram "estigmatizantes" e "graves".

"Nós entendemos que os serviços públicos devem ser utilizados por todos, não deve haver serviços públicos de caridade para quem menos pode e serviços públicos de excelência ou de luxo para quem mais tem. A nossa visão é que isso está errado", sustentou.

Inês Sousa Real, porta-voz e deputada única do PAN,  também se juntou às críticas, considerando que estas afirmações "são mais do que lamentáveis".

"É de facto um desfasamento da realidade que os estudantes enfrentam no seu dia-a-dia, é estar de alguma forma a governar para uma bolha e para uma elite estudantil que não corresponde às dificuldades e à realidade dos estudantes portugueses", acusou.

PCP quer ouvir Fernando Alexandre na AR e Livre condena declarações

PCP quer ouvir Fernando Alexandre na AR e Livre condena declarações

O PCP anunciou hoje que vai requerer a audição urgente do ministro da Educação no parlamento e o Livre condenou as declarações "estigmatizantes" de Fernando Alexandre, que associou a degradação de residências universitárias a alunos com menores rendimentos.

Lusa | 19:03 - 16/12/2025

Por seu turno, o deputado da Iniciativa Liberal (IL) Carlos Guimarães Pinto disse que "conhecendo minimamente o ministro Fernando Alexandre" não consegue "acreditar na interpretação que foi dada às suas palavras por não corresponder nem às suas posições de sempre sobre o tema, nem, principalmente, ao seu caráter". 

"Não consigo conceber que a sua referência não seja na verdade uma ligação entre a manutenção da qualidade dos serviços públicos e a capacidade reivindicativa de quem os usa. Um ideia, aliás, muitas vezes defendida por pessoas mais à esquerda (na imagem um artigo de Daniel Oliveira). A interpretação alternativa - legítima, porque a ideia foi mesmo mal articulada - seria mesmo demasiado má e fora de caráter, pelo que espero que seja esclarecida em breve", referiu.

Federação Académica de Lisboa desvaloriza declarações de ministro da Educação

O presidente da Federação Académica de Lisboa desvalorizou as declarações do ministro da Educação, que alertou para degradação de residências universitárias com apenas alunos carenciados.

"Eu acredito que essas declarações foram um pouco infelizes porque podem, de facto, passar uma imagem errada", considerou Pedro Neto Monteiro, em declarações à agência Lusa.

Residências? FAL desvaloriza declarações de ministro da Educação

Residências? FAL desvaloriza declarações de ministro da Educação

O presidente da Federação Académica de Lisboa desvalorizou as declarações do ministro da Educação, que alertou hoje para degradação de residências universitárias com apenas alunos carenciados.

 Lusa | 18:39 - 16/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2905454/educacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes