Após doença grave e tumor, Marta d'Orey está grávida. "O milagre"
- 20/01/2026
Marta d'Orey Lima Mayer vive agora uma das fases mais felizes da sua vida. Depois de em novembro do ano passado ter explicado ter sido diagnosticada com "um tumor de 10 centímetros" alojado num rim, a criadora de conteúdo digital está grávida pela primeira vez.
"O milagre mais imprevisível, desafiante, insano e certo que já vivi", realçou ao mostrar uma ecografia do bebé.
"Saíste-me na sorte contra tudo e contra todos. Como um jackpot a piscar no ecrã de uma daquelas maquinetas onde nunca ninguém ganha um tostão. Abri o prémio com os olhos a brilhar e uma vertigem a deslizar pelo corpo todo. Era a minha vida a mudar de um momento para o outro", escreveu ainda ao anunciar publicamente a novidade.
© Reprodução Instagram - Marta d'Orey
Na mesma partilha, Marta d'Orey explicou trata-se de uma gravidez de risco devido aos seus problemas de saúde: o tumor que venceu recentemente e a doença rara e incapacitante, bronquiolite obliterante pós-infeciosa, que desenvolveu depois de uma infeção respiratória.
"[...] Mesmo que caminhes numa uma linha bamba muito ténue entre o perigo e um milagre. Não fosses tu sangue do meu sangue, e não saberia dizer de onde tiraste tamanha ousadia. Um dia ensino-te a ser mais mansinho... (Isto se eu própria aprender entretanto, é claro)", disse.
"Quis-te tanto, tanto, tanto... e agora aqui estás tu, duas semanas antes do grande dia. Aquele em que o meu nome está escrito no quadro do bloco. Quis-te para mais logo, como uma criança que pede uma boneca. para o Natal seguinte. Mas o teu presente antecipado rapidamente me fez ver como não sou eu que seguro os fios que coordenam os fantoches.
Será que foi por pedir com tanta força? Será que foi dessa mesma força que bebeste para germinar em flor no meio de um campo de guerra? Talvez tenha sido assim que aprendeste a lutar contra as probabilidades: Nascendo contra elas."
A respeito da operação ao tumor no rim, que terá feito já grávida, a fotógrafa escreveu: "As duas semanas passaram, o grande dia chegou e, no seguinte, o teu coração continuou a bater confiante, como se nada fosse. Como se o risco fosse uma estafeta fácil de passar por cima. E como se, desde o teu primeiro dia, soubesses exatamente como fazer tudo bater certo."
Eis abaixo a publicação completa:














