Após campanha (e vitória nas Presidenciais), por onde tem andado Seguro?
- 17/02/2026
António José Seguro foi eleito pelos portugueses no dia 8 de fevereiro como o próximo Presidente da República, sucedendo assim a Marcelo Rebelo de Sousa. Embora a tomada de posse aconteça apenas dentro de três semanas, o Presidente eleito - que já tem um gabinete no Palácio de Belém - tem andado a visitar as zonas afetadas pelas várias depressões que assolaram Portugal continental nas últimas semanas.
De recordar que dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
António José Seguro começou a semana com uma visita a Soure, no distrito de Coimbra, com diversos registos partilhados na sua rede social Facebook.
"Hoje [segunda-feira], estive em Soure e vi de perto as marcas deixadas pela tempestade. Casas afetadas, negócios prejudicados, campos inundados. Ouvi o presidente da Câmara, vários autarcas municipais e de freguesias, moradores e comerciantes", pode ler-se na publicação.
Seguro salienta que "em todos" encontrou "preocupação, mas também determinação e esperança", reforçando que "Soure não está sozinha" e que "é tempo de uma resposta rápida, articulada e eficaz".
Ainda na segunda-feira, dia 16 de fevereiro, o Presidente eleito passou por Ereira, também no distrito de Coimbra.
"Cercada de água por todos os lados. Com um coração mais forte do que a água que a isola. Encontrei coragem e muita força nos seus habitantes. Militares, bombeiros, autarcas, vizinhos - homens e mulheres que não recuam, que não desistem, que não falham quando mais são precisos. É isto que somos. Um país que se levanta quando é posto à prova", escreveu.
Depois de Soure e Ereira, António José Seguro passou ainda por Coimbra onde esteve "para ouvir, ver e estar ao lado de quem foi afetado pelas chuvas intensas".
"Ouvi mulheres e homens que uniram esforços para proteger vidas e bens. Levo comigo a força de uma cidade que não desiste. Coimbra não está sozinha. Estamos juntos na reconstrução e no futuro", lê-se.
Já esta terça-feira, dia 17 de fevereiro, o próximo chefe de Estado partilhou ter estado em Montemor-o-Velho.
"É o meu dever inteirar-me da situação. E é mesmo. Ouvi o presidente da Câmara, autarcas, moradores e comerciantes. Ouvi dificuldades e prejuízos, mas também coragem e determinação. É no terreno, ao lado das pessoas, que se constrói respostas que se renova a confiança das pessoas", afirmou.
O Tribunal Constitucional (TC), recorde-se, proclamou na segunda-feira António José Seguro como vencedor das eleições para Presidente da República, somando mais 3,5 milhões de votos na segunda volta, segundo os resultados finais.
António José Seguro alcançou 3.502.613 votos (66,84%), enquanto André Ventura somou 1.737.950 votos (33,16%), segundo os resultados finais divulgados após a assembleia de apuramento geral da eleição para Presidente da República pelo TC.
António José Seguro irá tomar posse no dia 9 de março, dando assim início ao seu mandato de cinco anos enquanto Presidente da República. Por seu turno, Marcelo Rebelo de Sousa cessará as suas funções como chefe de Estado, regressando à sua vida civil.














