Apoiantes do ataque ao Capitólio prestam homenagem a "mártires"

  • 07/01/2026

Entre os participantes, Tami Jackson deslocou-se do Texas para, segundo a própria, "lembrar aqueles que morreram nesse dia e celebrar o regresso dos rapazes", como o seu marido Brian, que estava com ela.

 

Brian foi condenado por agredir um polícia em 06 de janeiro de 2021, antes de ser perdoado por Donald Trump há um ano.

Tami vestia uma t-shirt em homenagem a Ashli Babbitt. Brian e outros apoiantes de Trump chamam "mártir" à manifestante do Capitólio, morta a tiro por um polícia quando tentava entrar por uma janela em direção ao gabinete de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes na altura.

A memória desse dia, que abalou a democracia norte-americana, tornou-se central para o movimento MAGA (Make America Great Again, em inglês) de Donald Trump, que, no seu primeiro dia de regresso ao cargo, concedeu um perdão a cerca de 1.250 pessoas condenadas no caso, retratando-as como vítimas de um sistema de justiça considerado politicamente motivado e controlado pelos democratas.

Os manifestantes de hoje, que representam a ala mais radical da direita norte-americana, exigem, por sua vez, a punição destes políticos democratas eleitos.

Um dos cartazes pedia a "prisão de [Nancy] Pelosi", uma figura detestada pelos apoiantes de Trump.

Com óculos escuros e uma camisola dos Proud Boys sobre os ombros, Al Holt pediu que os membros da comissão de inquérito do Congresso aos ataques de 06 de Janeiro fossem "julgados e enforcados por traição".

O protesto foi organizado em parte por Enrique Tarrio, antigo líder dos Proud Boys, que foi condenado em 2023 a 22 anos de prisão por sedição --- a pena mais severa aplicada pelo motim no Capitólio --- antes de ser também perdoado por Donald Trump.

Em entrevista à agência France-Presse (AFP), disse estar "ainda mais orgulhoso" por ser atualmente membro dos Proud Boys, após os perdões.

"Estamos aqui, a nossa equipa de liderança está de volta, de volta ao trabalho", e alguns membros do grupo podem candidatar-se a cargos políticos, explicou Enrique Tarrio.

Os manifestantes reuniram-se em frente à Casa Branca, onde Donald Trump tinha feito um discurso inflamado em 06 de janeiro de 2021, e depois marcharam em direção ao Capitólio, refazendo o percurso feito pelos agressores cinco anos antes.

Nesse dia, milhares de pessoas, inflamadas pelas acusações infundadas de Donald Trump sobre alegada fraude eleitoral, invadiram o Capitólio para impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.

Leia Também: Trump anuncia compra de 30 milhões a 50 milhões de barris de petróleo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2914885/apoiantes-do-ataque-ao-capitolio-prestam-homenagem-a-martires#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes