Apesar de arranque triunfal, IA chinesa enfrenta desafios

  • 21/01/2026

O ecossistema chinês de IA é impulsionado desde há um ano pela irrupção do chatbot da empresa local DeepSeek, que surpreendeu ao igualar a capacidade dos concorrentes norte-americanos, como o ChatGPT, mas a um custo menor e com 'chips' menos potentes.

 

Sinal da euforia do setor: duas das principais start-ups chinesas de IA -- a Zhipu AI e a MiniMax -- fizeram entradas em grande na Bolsa de Valores de Hong Kong no início de janeiro.

No entanto, o cofundador da Zhipu AI, Tang Jie, alertou que, apesar dos avanços chineses nos grandes modelos de IA de código aberto, a diferença face aos Estados Unidos "pode, na realidade, aumentar".

"Os modelos de grande escala nos Estados Unidos são maioritariamente fechados. Temos de reconhecer os desafios e as lacunas a que estamos confrontados", declarou numa recente conferência em Pequim.

Taiwan quer construir cadeia de abastecimento de IA democrática com EUA

Taiwan quer construir cadeia de abastecimento de IA democrática com EUA

Taipé manifestou hoje intenção de construir uma cadeia de abastecimento de alta tecnologia democrática com Washington e forjar uma aliança estratégica em torno do desenvolvimento da inteligência artificial (IA), poucos dias após um acordo comercial com os EUA.

Lusa | 07:38 - 20/01/2026

A DeepSeek e os seus rivais chineses têm apostado em tecnologia gratuita e de código aberto, estratégia que atrai rapidamente utilizadores, mas gera menos receitas do que os sistemas privados e fechados.

Em apenas duas semanas, as ações da Zhipu AI, que fornece chatbots a empresas chinesas, valorizou 80%, enquanto a MiniMax, que visa o mercado de consumo com ferramentas de IA multimédia, disparou 150%.

As gigantes norte-americanas do setor, OpenAI (ChatGPT) e Anthropic (Claude), ainda não estão cotadas em bolsa.

Apesar de uma valorização que ultrapassou os 500 mil milhões de dólares (426 mil milhões de euros), a OpenAI não prevê ser rentável antes de 2029, devido aos custos colossais para construir a sua infraestrutura informática.

Da mesma forma, a Zhipu AI e a MiniMax registam prejuízos crescentes, à medida que aumentam os custos, sobretudo para o treino de novos modelos: ambas "queimam dinheiro mais rápido do que conseguem gerar fluxos de receitas sustentáveis", apontou Poe Zhao, especialista e fundador da Hello China Tech, citado pela agência France-Presse.

Para Zhao, 2026 será um ano crítico para a IA na China, que terá de provar se as empresas "conseguem ir além do código e gerar um valor comercial real", determinante para a sua sobrevivência.

"O desafio não é apenas tecnológico. É também o elevado custo do processamento, num contexto de sanções, e o difícil equilíbrio entre inovar num quadro regulamentar estrito", explicou Nick Patience, da consultora Futurum, citado pela AFP.

Ministro da Educação defende que a IA

Ministro da Educação defende que a IA "não pode ser ignorada"

O ministro da Educação defendeu hoje no Sobral de Monte Agraço que o uso da Inteligência Artificial "é uma realidade que não pode ser ignorada", apelando à adaptação nas escolas para maximizar os benefícios e minimizar os riscos.

Lusa | 12:22 - 19/01/2026

As tensões geopolíticas podem travar a IA chinesa. Washington restringe a exportação para a China de microprocessadores avançados, nomeadamente os mais sofisticados da norte-americana Nvidia, e de equipamentos de fabrico de 'chips' de precisão.

Ao usarem 'chips' produzidos na China, os programadores de IA chineses precisam de duas a quatro vezes mais capacidade de processamento para treinar os seus modelos, segundo Lian Jye Su, analista da Omdia.

Embora Pequim distribua generosos subsídios para estimular a inovação e rivalizar com os EUA, exige também aplicações concretas da IA.

Em janeiro, a China anunciou a meta de implementar, até 2027, três a cinco grandes modelos de IA generalistas na indústria transformadora, prevendo ainda aumentar a capacidade de processamento disponível.

A China, que encara a IA como um motor para a economia real, "tenta construir a fábrica do mundo alimentada por IA", resumiu Patience.

Resta à China a dimensão do mercado interno, um vasto reservatório de engenheiros e custos energéticos moderados, que jogam a seu favor, segundo Tang Heiwai, da Universidade de Hong Kong.

A longo prazo, "estes fatores darão à China maior resiliência do que os EUA para se afirmar como superpotência da IA", defendeu.

Leia Também: Universidades criam IA que organizam informação de reuniões de municípios

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2923261/apesar-de-arranque-triunfal-ia-chinesa-enfrenta-desafios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes