Apagão deixa cerca de 130 mil sem luz em São Francisco, na Califórnia
- 21/12/2025
Um apagão deixou cerca de 130 mil pessoas sem eletricidade na cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia, este sábado (já domingo em Portugal).
A situação começou, entretanto, a ser resolvida, mas cerca de 35 mil clientes continuam sem luz.
Às 21h45 (hora local, menos 8 horas do que em Lisboa), a Pacific Gas and Electric Company informou que a eletricidade de 70% dos clientes já tinha sido restabelecida.
As autoridades da cidade de São Francisco pediram à população para que não ligue para o 911 (número de emergência) para relatar quebras de energia, "a menos que seja uma emergência que coloque vidas em risco", de modo a não impedir a linha para questões urgentes.
Nas redes sociais, há relatos de empresas que ficaram sem energia, condutores presos no trânsito e até táxis autónomos da Waymo parados em cruzamentos, o que levou a empresa a suspender os seus serviços temporariamente.
"Suspendemos temporariamente os nossos serviços de transporte pela aplicação devido ao amplo apagão em São Francisco", anunciou Suzanne Philion, porta-voz da Waymo, num comunicado citado pelo Los Angeles Times. "Estamos focados em manter os nossos clientes seguros e garantir que as equipas de emergência tenham o acesso necessário para realizar seu trabalho."
O autarca da cidade, Daniel Lurie, publicou um vídeo onde pediu aos moradores que permaneçam em casa, se possível, e garantiu que os serviços municipais estão a trabalhar com a empresa fornecedora de energia para restabelecer a eletricidade.
"O que peço a todos é que tenham cuidado nas ruas. Muitas luzes estão apagadas. Continuaremos a mantê-los informados", afirmou.
Também o Departamento de Gestão de Emergências de São Francisco apelou a que se evitem viagens não essenciais e que se ligue para o 911 apenas em caso de emergências "com risco de vida". É aconselhado à população que desligue os eletrodomésticos para evitar picos de eletricidade e que mantenha os congeladores e frigoríficos fechados. Deve evitar-se ainda o uso de fogões a gás, churrasqueiras e geradores em ambientes fechados, já que o corte de energia pode aumentar os riscos de exposição ao monóxido de carbono.
Já os condutores devem parar em todos os semáforos, uma vez que estes não estão a funcionar e podem gerar-se acidentes em cruzamentos.
Power is being restored in many parts of San Francisco, but PG&E says about 40,000 customers may remain without electricity overnight.
— San Francisco Department of Emergency Management (@SF_emergency) December 21, 2025
If you are still without power:
• Use flashlights instead of candles to reduce fire risk
• Check on neighbors, especially seniors and people… pic.twitter.com/Rp1xFopLAX
Na origem do apagão poderá estar um incêndio numa estação da Pacific Gas & Electric.
[Notícia atualizada às 11h31]
Leia Também: Apagão? REN admite novos colapsos: "Não há nada que possa evitar"













