Apagão afeta YouTube em vários países incluindo Portugal
- 18/02/2026
Numa mensagem publicada na rede social X, a empresa, uma subsidiária da gigante norte-americana Google, garantiu aos utentes que estava a trabalhar para restabelecer o serviço.
"Se está com problemas para aceder ao YouTube agora, não se preocupe, não está sozinho - as nossas equipas estão a investigar o problema", escreveu o YouTube, com uma ligação para uma página de assistência.
De acordo com a página, a plataforma está com um problema no sistema de recomendações, que está a "impedir que os vídeos apareçam" no YouTube, incluindo na aplicação para telemóvel e no serviço para crianças YouTube Kids.
"A página inicial já está novamente a funcionar, mas continuamos a trabalhar para a restauração completa" do serviço, escreveu a empresa.
De acordo com o portal especializado Down Detector, foram registados mais de 300 mil relatos sobre as falhas do YouTube. A plataforma de partilha de vídeos tem mais de 2,5 mil milhões de utilizadores ativos mensais.
O Downdetector é uma plataforma online que fornece informações em tempo real sobre o estado de diversos sites e serviços digitais, como redes sociais, bancos e operadoras de internet.
Gerido pela empresa Ookla, o serviço funciona através da recolha e análise de relatos de utilizadores de forma direta, nas redes sociais e por deteção de anomalias.
O Downdetector apresentou registo de usuários que indicam potenciais problemas com o YouTube nas principais cidades portuguesas.
A rede social tinha registado um primeiro 'apagão' em Portugal pelas 00:56, havendo registo no Downdetector de quase 1.100 notificações da falha.
Na segunda-feira, também a rede social X sofreu duas interrupções em vários países, incluindo Portugal e os Estados Unidos, por motivos ainda desconhecidos.
Após uma primeira falha pelas 13:30, que demorou uma hora a resolver, cerca de cinco horas depois os utilizadores da rede social voltaram a reportar problemas com o serviço ao site Downdetector, tanto na aplicação móvel como na versão web, conforme os relatos enviados.
Ao aceder à rede social e tentar atualizar a página, o X apresentava uma mensagem a informar que "as publicações não estão a carregar no momento" e pedia aos utilizadores que tentassem novamente, embora tal não resultasse.
A rede social X, anteriormente conhecida por Twitter, não se pronunciou sobre estes possíveis problemas técnicos com a sua plataforma.
A nova falha no serviço ocorreu exatamente um mês após o mesmo incidente numa queda anterior relatada em 16 de janeiro, na qual os servidores do X não respondiam, exibindo a mensagem de erro 522.
Update: An issue with our recommendations system prevented videos from appearing across surfaces on YouTube (including the homepage, the YouTube app, YouTube Music and YouTube Kids). The homepage is back, but we're still working on a full fix – more coming soon!
— TeamYouTube (@TeamYouTube) February 18, 2026
Leia Também: YouTube permitirá Shorts com versões virtuais dos criadores de conteúdos















