Aos 9 anos, Rodrigo ligou para o INEM e salvou a mãe: "Verdadeiro herói"
- 10/02/2026
Um menino de nove anos ligou para o número de emergência 112 depois de a mãe se ter sentido mal e ter desmaiado ao volante do carro, em Malpica do Tejo, uma freguesia de Castelo Branco. A história comovente foi partilhada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) nas redes sociais.
Rodrigo estava com os irmãos mais novos quando a mãe desmaiou no interior do carro. Assustado, não perdeu tempo e ligou para o número de emergência.
"Chamo-me Rodrigo, a minha mãe tem um problema no coração e tem um pacemaker", começou por explicar o menino ao assistente do INEM que atendeu a chamada, João.
O assistente perguntou a idade de Rodrigo, pedindo-lhe para manter a calma: "Só quero que mantenhas a calma, que eu vou ajudar-te, está bem?"
João vai continuando a fazer perguntas a Rodrigo, que vai respondendo e repetindo, com a voz trémula, que mãe tem um "problema no coração", que está "desmaiada" e que está também acompanhado dos irmãos mais novos de seis anos, que estavam a dormir.
O assistente do INEM foi pedindo a Rodrigo para verificar o estado da mãe, incluisive que lhe tocasse, por forma a verificar se estava ou não consciente. A mãe viria a abrir os olhos, tendo-se depois queixado de dores no braço esquerdo. Assegurou-lhe ainda que ficaria "sempre em chamada" até que a ajuda chegasse ao local.
Após as perguntas de João, Rodrigo explicou que estava junto a uma paragem de autocarros, perto do Café Taco, e que o carro onde estava era um Ford Focus.
Depois de alguma conversa, na qual João procurou sempre que Rodrigo mantive-se a calma e acalmasse também os irmãos gémeos, o menino disse: "Consigo ouvir tinoni tinoni. Estou a ouvir."
"Amanhã, podes dizer na escola que foste um herói", afirmou João, depois de o menino lhe ter dito que andava no quarto ano.
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco rapidamente chegaram ao local.
Dias depois do susto, o assistente foi até à escola de Rodrigo contar o que havia acontecido à turma do menino de nove anos, momento ao qual pode assistir no vídeo abaixo. De seguida, Rodrigo vestiu-se a rigor e 'passeou' num carro do INEM.
"Quando a vida colocou à prova a serenidade de um menino de apenas 9 anos, o Rodrigo respondeu com uma coragem e lucidez dignas de um verdadeiro herói. Dentro do carro, com a mãe subitamente inconsciente e os dois irmãos gémeos mais novos a seu lado, não hesitou: pegou no telefone e ligou 112", pode ler-se na publicação feita na rede social Instagram, onde pode ouvir também o áudio da chamada entre Rodrigo e João.
E continua: "A sua calma e a colaboração exemplar com os serviços de emergência médica foram decisivas para que a ajuda chegasse a tempo."
Leia Também: O grande filme da Disney+ para fevereiro estreia na próxima semana













