Anúncio a Havaianas gera boicote à marca por referência a... pé direito
- 23/12/2025
O novo anúncio publicitário da marca de chinelos Havaianas está a gerar controvérsia no Brasil e tudo por uma questão de ideologia política.
A protagonista da publicidade é a vencedora do Óscar para Melhor Atriz deste ano, Fernanda Torres, que, num anúncio alusivo ao novo ano, faz uma declaração que está a ser vista como uma posição política.
Nela, a atriz afirma que não deseja que as pessoas comecem 2026 "com o pé direito", mas sim com os dois pés.
O objetivo da frase seria fazer uma alusão ao facto de se entrar em grande no novo ano. Contudo, muitos acreditam que se tratou de uma afronta à Direita política.
A frase em causa foi interpretada por políticos, influenciadores e militantes de Direita como sendo uma mensagem política encoberta, refere a BBC Brasil, e nas redes sociais a marca tem sido acusada de misturar publicidade com ideologia e de adotar um suposto viés à esquerda.
Chinelos ao lixo
Em reação ao vídeo, muitos têm recorrido às redes sociais para mostrar a sua indignação contra a marca. Alguns partilham-se a estragar ou a deitar fora chinelos da marca que tinham adquirido
Antes comiam ossos , agora rasgam dinheiro ,Lula faz 🫶 pic.twitter.com/5jYOR8la2Q
— Senhora RIVOTRIL️ (@SRivoltril) December 22, 2025
O filho de Jair Bolsonaro, Eduardo, nas suas redes sociais, deita fora os chinelos da marca, lamentando que a marca, outrora "símbolo nacional" tenha escolhido "para ser garota propaganda da sandália uma garota de esquerda".
"Isso aí não foi por acaso, peço desculpa", afirma antes de atirar com os chinelos ao lixo.
Eduardo Bolsonaro SURTA e joga Havaianas no lixo após Fernanda Torres estrelar comercial de fim de ano da marca:
— POPTime (@siteptbr) December 22, 2025
“Eles escolheram, para ser garota-propaganda da sandália, uma pessoa de esquerda… Isso não foi por acaso. O pé direito e o esquerdo vão para o lixo.” pic.twitter.com/Ew97MMyrW2
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um trocadilho com o slogan da marca, "Havaianas: todo mundo usa".
"Havaianas, nem todo mundo agora vai usar", escreveu Nikolas Ferreira nas redes sociais.
Há quem aproveite polémica
Se muitos estão a pôr de parte os chinelos, outros há que estão a aproveitar o ódio contra a marca para fazer boas ações. É o caso de Alexandre Frota, que diz que ao passear por São Paulo, foi recolhendo os chinelos que foi encontrando, para doar a famílias.
"Vamos lavar, vamos dar uma reforma, e dar a pessoas que precisam porque tem muita gente nesse país [que está] descalço", disse.
Veja l Alexandre Frota recolhe Havaianas descartadas por bolsonaristas para doar aos necessitados pic.twitter.com/AKfuORXzlO
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) December 23, 2025
Outros há, ainda, que recordam um anúncio antigo em que a marca excluiu o chinelo do pé esquerdo sem que, contudo, ninguém se pronunciasse sobre um possível posição política da Havaianas.
Neste caso, o protagonista era Romario. Em 2014, o jogador participou num anúncio em que aparecia a calçar apenas o pé direito do chinelo e, ao ser questionado sobre o outro, afirma que mandou o pé esquerdo para Diego Maradona.
A BBC Brasil já tentou obter uma reação quer da atriz como da marca em relação à polémica em que se viram envolvidas, sem contudo ter obtido uma reação de nenhuma das partes.
As ações da Alpargatas (ALPA4) fecharam em queda na bolsa brasileira na segunda-feira e perderam cerca de 152 milhões de reais (23,4 milhões de euros) de valor de mercado numa só sessão. Os títulos da empresa encerraram com uma desvalorização de 2,39%, a 11,44 reais (cerca de 1,76 euros) por ação.
Confira na galeria acima, o vídeo da polémica.
Leia Também: Carlos Vicens pede menos foco na polémica e na arbitragem em Portugal













