Anunciada comissão que vai investigar incêndio em Hong Kong

  • 12/12/2025

A comissão será liderada pelo juiz do Tribunal de Primeira Instância do Tribunal Superior de Hong Kong, David Lok, "e começará formalmente o trabalho no final deste mês, com a perspetiva de concluir o trabalho nove meses após o início da tarefa", segundo referiu um comunicado publicado pelo executivo da região administrativa especial chinesa.

 

A comissão irá examinar todos os aspetos do incêndio, a começar pelas causas que aceleraram a propagação das chamas, supostamente atribuída aos materiais de proteção das reparações do edifício, mas também irá avaliar a resposta dos bombeiros ao pedido de socorro e a situação legal das obras.

De acordo com as conclusões finais da equipa, a comissão irá apresentar ao chefe do executivo do território, John Lee, uma série de propostas para elaborar.

O mandatário prometeu à população uma série de "reformas profundas, com o objetivo de evitar que incidentes semelhantes se repitam".

Durante o anúncio da comissão, John Lee admitiu que o juiz investigador enfrenta uma "tarefa titânica" e que talvez nove meses seja um prazo insuficiente.

"O facto é que quero resolver esta questão o mais rapidamente possível e decidi estabelecer um prazo que considero realista, desde que a comissão disponha de meios suficientes para agir", afirmou.

"É uma grande responsabilidade e um desafio em apenas nove meses, mas todos eles têm a paixão e o amor por Hong Kong necessários para assumir essa responsabilidade com tanta coragem. Estou profundamente grato a eles", concluiu.

As autoridades anticorrupção estão a investigar diretamente 13 pessoas ligadas ao incêndio sob a presunção de terem cometido homicídio por negligência, entre elas os diretores e um consultor de engenharia de uma empresa de construção responsável pelas obras de remodelação do edifício.

Na terça-feira, as Nações Unidas expressaram preocupação com a aplicação de "leis draconianas" de segurança nacional pelas autoridades de Hong Kong contra pessoas que exigem explicações sobre o pior incêndio que a cidade sofreu em décadas.

"Os habitantes de Hong Kong exigem legitimamente respostas e que os responsáveis prestem contas, para que as centenas de vítimas sejam devidamente indemnizadas e para que uma tragédia como esta não se repita", afirmou o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, num comunicado.

Na sequência do incêndio de 26 de novembro, as autoridades lançaram um aviso contra aqueles que "exploram a tragédia", tendo detido até então quatro pessoas por sedição.

Leia Também: Arquiteto defende "rigor" na construção após tragédia em Hong Kong

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903382/anunciada-comissao-que-vai-investigar-incendio-em-hong-kong#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes