António Silva arrasou arbitragem do Benfica-Casa Pia e recebeu esta multa
- 12/12/2025
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, a decisão final quanto ao processo disciplinar aplicado a António Silva, após as polémicas declarações tecidas contra a arbitragem do Benfica-Casa Pia (2-2), realizado no passado dia 9 de novembro.
O internacional português insurgiu-se contra uma decisão do árbitro Gustavo Correia, ao assinalar penálti por um desvio da bola para o braço do defesa, dentro da grande área, numa altura em que o marcador assinalava 2-0 no Estádio da Luz. Tais críticas pesadas valeram uma multa de... 510 euros.
"Decidem os membros deste Conselho de Disciplina - Secção Profissional, da Federação Portuguesa de Futebol, julgar parcialmente procedente a acusação, e, consequentemente, operando uma modificação da qualificação jurídica dos factos imputados, condenar o Arguido António João Pereira Albuquerque Tavares Silva, na sanção de multa no valor de € 510,00 (quinhentos e dez euros), pela prática de 1 (uma) infração disciplinar p. e p. pelo artigo 167.º do RDLPFP [Inobservância de outros deveres]", pode ler-se no comunicado do organismo.
Lembra-se das palavras de António Silva?
O central do Benfica esteve na flash interview do duelo referente à 11.ª jornada do campeonato e não hesitou em fazer referência a uma "arbitragem condicionada" nesse fim de semana, já depois do polémico Santa Clara-Sporting (1-2), tendo demonstrado não compreender a decisão do árbitro Gustavo Correia em assinalar penálti para os encarnados ao minuto 64, possibilitando o 2-1 dos gansos, que viriam a chegar ao 2-2 final nos descontos.
"Antes de mais, a culpa acaba por ser nossa, porque empatámos e devíamos ter feito mais durante o jogo, mas acho que este fim de semana ficou claro aquilo que se passa no nosso futebol", começou por defender, em declarações proferidas à BTV.
"Aquilo que o protocolo diz é que, se a bola vem de um ressalto e vai à mão, não é penálti. Não consigo compreender como é que o árbitro acaba por decidir-se por penálti contra nós. Condicionou o jogo... Claro que depois eles ainda fazem o 2-2, mas acho que a arbitragem está muito condicionada e este fim de semana isso ficou bem claro", completou António Silva.
Tais críticas valeram, mais tarde, uma condenação por parte da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), ao apresentar uma queixa contra o jogador formado no Benfica. Já o Sindicato dos Jogadores acabou por condenar o organismo que tutela os árbitros portugueses, pela posição tomada contra António Silva.















