António Guterres alerta que Angola suporta "peso excessivo" da dívida

  • 24/11/2025

Em conferência de imprensa após intervir na Assembleia Nacional, António Guterres disse que discutiu a situação económica com o Presidente angolano, João Lourenço, com quem se encontrou esta manhã.

 

"Conheço muitos países africanos e, tal como em muitos deles, Angola suporta um fardo excessivo da dívida e continua demasiadamente exposta a choques externos", afirmou, lembrando que transmitiu a mesma mensagem recentemente na Cimeira do G20.

Guterres apelou a "uma reforma profunda da arquitetura financeira mundial que reflita o mundo de hoje, que ofereça financiamento acessível e previsível, em vez de penalizar as vítimas de crises que não causaram".

O responsável defendeu igualmente que os países africanos devem ter "o lugar que lhes cabe" em todas as organizações internacionais, incluindo as instituições financeiras multilaterais e o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"É um escândalo que ainda não haja membros permanentes do continente africano" na ONU, afirmou, sublinhando que "o 'status quo' é insustentável" e que, sem reformas, "gerações inteiras serão condenadas a pagar o preço de decisões tomadas noutros lugares".

O líder da ONU destacou que a visita ocorre num momento especial em que Angola celebra o cinquentenário da independência, assinalando ter uma "dimensão profundamente pessoal".

"Nunca esquecerei que a luta de libertação nacional contribuiu para abrir caminho à democracia no meu próprio país", afirmou, acrescentando que regressar a Angola é "voltar a um país que marcou profundamente" o seu percurso e a sua consciência.

Guterres elogiou ainda o papel de Angola na mediação de conflitos na região dos Grandes Lagos, qualificando o país como "um pilar da União Africana" e "um parceiro importante das Nações Unidas".

 Angola, disse, é uma voz que fala em favor da "reconciliação e de soluções africanas para crises africanas".

"Angola sabe quanto custa a guerra e quanto vale a paz", sublinhou.

Por outro lado, abordou também as questões climáticas, destacando que o país enfrenta secas severas, com impactos dramáticos para as comunidades rurais.

"A justiça climática exige um apoio massivo e imediato a países como Angola, para sistemas de alerta precoce, agricultura resiliente, gestão de terras e florestas e uma transição energética justa", afirmou.

Guterres lembrou que falar de graus de aquecimento global "é falar de vidas humanas, aqui em Angola e em todo o mundo".

Leia Também: Guterres defende maior representação de países africanos nas instituições

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893911/antonio-guterres-alerta-que-angola-suporta-peso-excessivo-da-divida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes