António Filipe diz que ideia de derrota da Esquerda é "precipitada"

  • 03/12/2025

Durante uma sessão promovida pela Fórum Manifesto, na Casa do Comum, em Lisboa, o candidato apoiado pelo PCP explicou à audiência que decidiu concorrer à Presidência da República para combater "o poder hegemónico" da direita, numa altura em que o país vive "uma ofensiva muito semelhante" à do tempo da troika.

 

"As presidenciais são uma oportunidade de fazer frente a esta hegemonia", pontuou.

Admitindo que era "obviamente desejável" existir uma candidatura mais agregadora do campo da esquerda, António Filipe considerou que "essa possibilidade desapareceu a partir do momento em que António José Seguro", o candidato que conotou com o 'centrão', avançou.

"A ideia de que a esquerda está derrotada [nestas presidenciais] é manifestamente precipitada", argumentou.

O candidato defendeu ainda que as diferenças e semelhanças entre as três candidaturas de esquerda -- as outras são as de Catarina Martins e Jorge Pinto - deverão ser destrinçadas pelos eleitores que vão votar em 18 de janeiro.

Além de Filipe, António José Seguro (apoiado pelo PS), Catarina Martins (apoiada pelo BE) e Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), anunciaram as suas candidaturas, entre outros, André Ventura (apoiado pelo Chega), João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD) e Henrique Gouveia e Melo.

"Se a ideia era [ter apenas] um candidato de esquerda, então que desistisse António José Seguro. À esquerda, estou cá eu", reiterou, dizendo que o antigo secretário-geral socialista está mais próximo de Marques Mendes e Gouveia e Melo.

Para António Filipe, a eleição de um presidente de esquerda seria sinal de que a conjuntura política estava a mudar, numa altura em que, acredita, o país está a passar "uma fase muito complicada".

"Felizmente, as forças democráticas ainda cá estão", acrescentou.

"Eu gostaria de saber como", respondeu ao ser questionado sobre como se pode combater a viragem da sociedade à direita, um 'fenómeno' para o qual não encontra uma explicação única, mas que, na sua opinião, contribuíram os media e o PS, nomeadamente os governos de António Costa.

Antes da sessão da Fórum Manifesto, António Filipe falou aos jornalistas, mostrando-se agradado pelo facto de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "já estar em bom estado de saúde e em boa forma".

O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada no Hospital de São João, no Porto, teve hoje alta.

"Creio que é importante termos um Presidente da República em bom estado de saúde, independentemente do momento em que seja", referiu.

O candidato disse também não ter tido oportunidade de ver as medidas apresentadas pelo Governo no parlamento para a habitação, prometendo pronunciar-se posteriormente.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

Leia Também: Ucrânia e NATO separam Gouveia e Melo e António Filipe

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2899023/antonio-filipe-diz-que-ideia-de-derrota-da-esquerda-e-precipitada#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes