António Filipe diz que 18 de janeiro é dia de luta contra pacote laboral

  • 10/01/2026

"Estou claramente do lado dos trabalhadores", afirmou o candidato apoiado pelo PCP e pelo PEV durante um comício, em Coimbra, em que exortou os adversários políticos nas eleições de 18 de janeiro a dizerem exatamente o que pensam sobre o pacote laboral apresentado pelo Governo..

 

O ex-deputado comunista concretizou que "o próximo dia 18 de janeiro será também um dia de luta contra o pacote laboral", que "os trabalhadores "têm de transportar para as assembleias de voto o seu descontentamento contra essa medida" e usar "o seu voto como arma de luta, como fizeram na greve geral do passado dia 11 de dezembro".

Este tema tem sido constante nas suas intervenções desde o início da campanha oficial, mas em Coimbra, perante um auditório cheio de apoiantes voltou a defender que o "Presidente da República a eleger nas próximas eleições tem o dever inalienável de se opor a este retrocesso civilizacional que seria a aprovação de algo semelhante a este pacote laboral".

"E acho que é fundamental que os candidatos a Presidente da República digam exatamente o que pensam sobre esta relevante matéria", sublinhou.

Isto porque, justificou, "houve candidatos que aplaudiram", outros "que ficaram em cima do muro a ver para onde levavam as negociações" e também "já houve candidatos que, perante a enorme dimensão da greve geral, começaram a mudar o seu discurso".

"Mas eu acho que temos que ser claros: entre os interesses dos grandes grupos económicos, das grandes confederações patronais, e os interesses dos trabalhadores, enquanto candidato à Presidência da República, eu não tenho nenhuma neutralidade, eu estou claramente do lado dos direitos dos trabalhadores, porque é isso que a Constituição nos impõe", afirmou.

E disse ainda entender que o Presidente da República "deve usar todos os poderes que a Constituição lhe confere para se opor a esse grande retrocesso".

"Sem qualquer dúvida, é isso que eu farei", garantiu.

Os candidatos às eleições presidenciais de 18 de janeiro são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Leia Também: Mendes diz que se distingue de adversários por liderança "firme"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916902/antonio-filipe-diz-que-18-de-janeiro-e-dia-de-luta-contra-pacote-laboral#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes