António Filipe defende mesas de voto em associações portuguesas no estrangeiro

  • 23/11/2025

"O que era necessário era haver mais locais de voto. Onde fosse possível garantir uma fiscalização plural do ato eleitoral, deveria haver a possibilidade de abertura de assembleias de votos (...) em associações portuguesas", afirmou em declarações aos jornalistas antes de um almoço com apoiantes.  

 

Filipe defende que "há muitas associações portuguesas muito ligadas à comunidade e seria possível haver até alguma colaboração dos municípios locais (...) para que as pessoas não tivessem de se deslocar todas ao consulado ou à embaixada para exercer o seu direito de voto".

O candidato falava no final de uma viagem em pré-campanha eleitoral que passou por Genebra e Paris, onde tentou incentivar à participação eleitoral, "tendo em conta a especificidade própria desta eleição, em que, diferentemente do que acontece nas eleições legislativas [quando existe a opção de voto postal], é exigido o voto presencial". 

Nas interações que teve, sobretudo em visitas a associações e a comércios portuguesas nas três cidades europeias, afirmou ter escutado as preocupações com o ensino português no estrangeiro e as dificuldades em motivar jovens para a aprendizagem da língua portuguesa e queixas sobre o serviço consular e sobre tributação aplicadas sobre as pensões de reforma de emigrantes que regressem a Portugal.

António Filipe reiterou a importância de o Presidente da República contactar "o mais regularmente possível" com as comunidades portuguesas para acompanhar as dificuldades sentidas pelos "compatriotas que exijam uma intervenção política ou legislativa em Portugal", e mostrou-se aberto à criação de um assessor especializado nesta área.

Filipe esteve apenas algumas horas na capital britânica onde, depois de distribuir panfletos, o candidato almoçou com cerca de duas dezenas de apoiantes antes do regresso a Lisboa.

"Este périplo teve de ser muito apertado porque o calendário da campanha eleitoral está muito apertado, agora estamos na fase já dos debates televisivos e, portanto, é mais difícil estar longe de Lisboa durante muito tempo", justificou. 

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

Além de António Filipe (apoiado pelo PCP), anunciaram as suas candidaturas Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Henrique Gouveia e Melo, Catarina Martins (apoiada pelo BE), João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), e Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), entre outros.

Leia Também: António Filipe promete manter comemorações do 10 de Junho junto das comunidades

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2893209/antonio-filipe-defende-mesas-de-voto-em-associacoes-portuguesas-no-estrangeiro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes