António Filipe contra recurso a empréstimos europeus para a Defesa

  • 03/12/2025

"Eu creio que é um caminho errado estarmos a fazer aquisição de equipamentos militares só porque a NATO e a União Europeia entendem que é o que devemos fazer. Nós devemos fazer investimentos nessa área que não ponham em causa o investimento público", defendeu.

 

António Filipe falava aos jornalistas momentos depois de o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, ter anunciado que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal.

"Nós devíamos centrar os nossos esforços de investimento em matéria de Defesa nacional naquilo que é importante para as Forças Armadas Portuguesas. O que é importante para as Forças Armadas Portuguesas é atrair jovens para o cumprimento de serviço militar, porque as nossas Forças Armadas estão muito deficitárias em matéria de recursos humanos, porque as carreiras militares não são minimamente atrativas", afirmou o candidato apoiado pelo PCP.

"E devemos ter um equipamento de acordo com a nossa responsabilidade de Defesa do território nacional, tendo em conta a vasta área marítima sob a nossa responsabilidade, o que implica, obviamente, meios para a Marinha e para a Força Aérea", acrescentou.

No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros.

Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou hoje Nuno Melo.

Para António Filipe, que falava aos jornalistas após ter participado numa sessão da Fórum Manifesto, em Lisboa, a propósito das eleições presidenciais de 18 de janeiro, o Governo deveria fazer "um investimento muito criterioso", que não pusesse em causa as necessidades do país na área social.

"Estar a investir na Defesa nacional, a pedir um empréstimo que, depois, vamos ter que pagar, porque apesar de a União Europeia ter dito que agora, como é preciso investir em armas, estes empréstimos não contarão para agravar as contas públicas, o que é facto é que isso não é dado. Ou seja, este dinheiro que nos é emprestado para comprar armas vai ter que ser pago", elucidou.

Leia Também: António Filipe diz que ideia de derrota da Esquerda é "precipitada"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2899031/antonio-filipe-contra-recurso-a-emprestimos-europeus-para-a-defesa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes