António Filipe considera inoportuno Conselho de Estado durante a campanha

  • 29/12/2025

"Esta data não creio que seja oportuna, em plena campanha eleitoral e havendo candidatos que são membros do Conselho de Estado, não me parece que seja oportuno realizar uma reunião, a menos que houvesse uma premência absoluta nesta realização, o que não parece ser o caso", disse António Filipe em declarações aos jornalistas antes de uma visita à Casa do Artista, em Lisboa.

 

O candidato apoiado pelo PCP considerou que o Presidente da República tem "legitimidade constitucional para convocar o Conselho de Estado", mas que a realização da reunião "não é oportuna" porque criará uma "dualidade" e vai desviar dois candidatos - André Ventura e Luís Marques Mendes - da campanha eleitoral.

Questionado sobre se Marques Mendes e Ventura deviam abdicar da presença neste órgão, como foi sugerido por Henrique Gouveia e Melo, António Filipe afirmou que é "legítimo" que queiram participar, acrescentando que, uma vez que foram eleitos, têm até o dever de estar presentes.

António Filipe acrescentou ainda que o assunto que motiva este Conselho de Estado "não é resolvível por via do Conselho de Estado", mas sim através do diálogo entre o primeiro-ministro e o chefe de Estado.

"O que tem surgido é que haverá um desconforto do Presidente da República relativamente a posições que o primeiro-ministro terá assumido em nome de Portugal relativamente ao tema da reunião, mas isso não é um problema que seja resolúvel por via do Conselho de Estado, isso é resolúvel no plano do relacionamento entre o Presidente da República e o primeiro-ministro", frisou.

Sobre as críticas de Marcelo Rebelo de Sousa à demora do parlamento em eleger os conselheiros de Estado, o antigo deputado argumentou que a eleição para todos os órgãos externos "já deveria ter sido resolvida", nomeadamente a eleição dos juízes do Tribunal Constitucional.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para 09 de janeiro para analisar a situação internacional e, em particular, na Ucrânia.

Esta será a primeira reunião do Conselho de Estado, órgão político de consulta do chefe de Estado, desde as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio e acontecerá já em período oficial de campanha para as eleições presidenciais de 18 de janeiro.

O Presidente da República criticou a demora do parlamento em eleger os conselheiros de Estado, frisando que já espera há seis meses, e disse ter convocado uma reunião do órgão consultivo porque a Ucrânia "é um tema fundamental".

Leia Também: "Não devia haver mistura entre a campanha e o Conselho de Estado"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2910851/antonio-filipe-considera-inoportuno-conselho-de-estado-durante-a-campanha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes